A phronesis na formação inicial docente: contribuições à luz da hermenêutica filosófica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.18901

Palavras-chave:

Formação Docente., Educação., Hermenêutica Filosófica., Phronesis, Autonomia.

Resumo

O presente artigo está relacionado com o projeto de pesquisa intitulado Formar-se professor no horizonte hermenêutico da Psicanálise: A palavra no dizer singular de cada caso. Tomamos como referência o conceito aristotélico de phronesis, em conformidade com a releitura de Gadamer, realçando a sua atualidade para a compreensão da práxis e formação docente. Inicialmente fizemos considerações para esclarecer o próprio conceito, conforme o referencial indicado, para, em seguida, relacioná-lo com proposições de autores que tem a formação inicial como tema de suas teorizações. Desse modo esperamos contribuir para pensar um dos desafios da formação de professores: a autonomia na práxis educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Damaris Wehrmann Robaert, Instituto Federal Farroupilha

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2011), Mestrado em Educação (2017) e Doutorado em Andamento pela UFSM. Atualmente é psicóloga do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Augusto. Tem experiência na área da Educação, em Psicologia Educacional, com ênfase na Psicanálise. Tem interesse pelos temas da Educação, Formação de Professores, Psicanálise, Hermenêutica Filosófica.

Luiz Gilberto Kronbauer, UFSM

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia N S da Imaculada Conceição (1982), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atuou em diversas universidades como a PUC-RS, UNISINOS, UNILASSALE, especialmente como professor dos cursos de Filosofia, na chefia de departamento e na coordenação de cursos de filosofia. Atualmente é professor associado II da Universidade Federal de Santa Maria, lotado no Departamento de Fundamentos da Educação ? CE, coordenador do Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional e docente dos Cursos de Pedagogia do Centro de Educação. Professor permanente do Programa de pós-graduação em Educação PPGE, na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional.

 

Downloads

Publicado

2025-02-27

Como Citar

Robaert, D. W. ., & Kronbauer, L. G. (2025). A phronesis na formação inicial docente: contribuições à luz da hermenêutica filosófica . Reflexão E Ação, 32(2), 247-263. https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.18901

Edição

Seção

Artigos do Fluxo