La frónesis en la formación docente inicial: contribuciones desde la hermenéutica filosófica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.18901

Palabras clave:

Formación docente., Educación., Hermenéutica Filosófica., Frónesis., Autonomía.

Resumen

Este artículo está relacionado con el proyecto "Formarse como profesor en el horizonte hermenéutico del Psicoanálisis: La palabra en el discurso singular de cada caso". Tomamos como referencia el concepto aristotélico de frónesis, de acuerdo con la relectura de Gadamer, destacando su relevancia actual para la comprensión de la praxis y la formación docente. Inicialmente, hicimos consideraciones para clarificar este concepto según el marco referencial. Luego, lo relacionamos con las proposiciones de autores que tienen la formación inicial como tema de sus teorizaciones. Así, aspiramos a abordar un desafío clave en la formación docente: la autonomía en la praxis educativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Damaris Wehrmann Robaert, Instituto Federal Farroupilha

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2011), Mestrado em Educação (2017) e Doutorado em Andamento pela UFSM. Atualmente é psicóloga do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Augusto. Tem experiência na área da Educação, em Psicologia Educacional, com ênfase na Psicanálise. Tem interesse pelos temas da Educação, Formação de Professores, Psicanálise, Hermenêutica Filosófica.

Luiz Gilberto Kronbauer, UFSM

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia N S da Imaculada Conceição (1982), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atuou em diversas universidades como a PUC-RS, UNISINOS, UNILASSALE, especialmente como professor dos cursos de Filosofia, na chefia de departamento e na coordenação de cursos de filosofia. Atualmente é professor associado II da Universidade Federal de Santa Maria, lotado no Departamento de Fundamentos da Educação ? CE, coordenador do Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional e docente dos Cursos de Pedagogia do Centro de Educação. Professor permanente do Programa de pós-graduação em Educação PPGE, na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional.

 

##submission.downloads##

Publicado

2025-02-27

Cómo citar

Robaert, D. W. ., & Kronbauer, L. G. (2025). La frónesis en la formación docente inicial: contribuciones desde la hermenéutica filosófica. Reflexão E Ação, 32(2), 247-263. https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.18901

Número

Sección

Artigos do Fluxo