Linguagem e interação como dimensões constitutivas do trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i1.18910

Palavras-chave:

Linguagem, Interação, Trabalho docente

Resumo

Este artigo argumenta a favor da linguagem e da interação como dimensões fundamentais do trabalho docente, pois são importantes na construção e reconstrução de significados, sobretudo, no que se refere à atividade docente. O objetivo é refletir sobre a importância e a presentificação das dimensões da linguagem e da interação no trabalho docente, a partir dos recortes de entrevistas com professores universitários e com professoras da educação básica de duas pesquisas de Mestrado em Educação realizadas nos anos de 2019 e de 2020, assentadas no Interacionismo Sociodiscursivo. Os professores compreendem a interação como central em seu trabalho, uma vez que ela é lócus da constituição da linguagem e do sujeito.

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Biografia do Autor

Andreia Rezende Garcia-Reis, Universidade Federal de Juiz de Fora

Departamento de Educação da UFJF, Ensino de Língua Portuguesa, Formação e trabalho docente. Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010); mestre em Letras - Linguística - pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004) e graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É professora Adjunta do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, nos cursos de graduação em Letras e Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, líder do Grupo de Pesquisa Interação, Sociedade e Educação, ligado ao Núcleo FALE: Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino.

Andressa Barcellos Correia da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Mestre em Educação pela UFJF com pesquisa sobre As significações de trabalho de formadores de professores; graduada em Letras pela UFJF; Pesquisadora do Grupo: Interação, Sociedade e Educação (GISE) CNPq, vinculado ao Núcleo FALE - Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino, da Faculdade de Educação da UFJF.

Míriam Fernanda Costa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Mestre em Educação pela UFJF (2021); especialista em Alfabetização e letramento: múltiplas linguagens pela Faculdade Metodista Granbery (2016); graduada em Pedagogia pela Faculdade Metodista Granbery (2014); Pesquisadora do Grupo: Interação, Sociedade e Educação (GISE) CNPq, vinculado ao Núcleo FALE - Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino, da Faculdade de Educação da UFJF. Atua como professora dos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora.

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Publicado

2024-07-30

Como Citar

Garcia-Reis, A. R., Silva, A. B. C. da ., & Costa, M. F. . (2024). Linguagem e interação como dimensões constitutivas do trabalho docente. Reflexão E Ação, 32(1), 04-19. https://doi.org/10.17058/rea.v32i1.18910

Edição

Seção

Artigos do Fluxo