O emocionar da alegria no percurso de formação de alfabetizadoras
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19497Palavras-chave:
Aprendizagem, Didática da Alfabetização, Afeto, Construtivismo pós piagetianoResumo
Este artigo discute modulações das emoções na formação de alfabetizadoras, com o objetivo de compreender as articulações entre o emocionar da alegria e a aprendizagem. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa embasado nas teorias da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana, na teoria psicogenética de Emília Ferreiro e Ana Teberosky e nas construções didáticas do Grupo de Estudos em Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação. Os principais marcadores foram autonarrativas recorrentes e questões das alfabetizadoras. O percurso de aprendizagem permitiu visibilizar transformações nas emoções e criações didáticas dirigidas à alfabetização de todos na escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.