The emotion of joy in the training journey of literacy teachers

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19497

Keywords:

Learning, Literacy Didactics, Affect, Post-Piagetian constructivism

Abstract

This article discusses the modulations of emotions in the training of literacy teachers, with the aim of understanding the links between the emotion of joy and learning. It is a qualitative study based on the theories of Humberto Maturana's Biology of Knowing, the psychogenetic theory of Emília Ferreiro and Ana Teberosky and the didactic constructions of the Education, Research Methodology and Action Study Group. The main markers were recurring self-narratives and questions from the literacy teachers. The learning process made it possible to see transformations in emotions and didactic creations aimed at the literacy of everyone in the school.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Nataly Suiany Santiago de Souza, Universidade Federal Rural do Semi-árido

Nataly Suiany Santiago de Souza tem 31 anos, nasceu em 27 de setembro de 1992 na cidade de Mossoró/RN, filha de Maria Edna Santiago de Souza e Marcos Antônio Santiago de Souza, hoje casada com Vinicius Barbosa Campos, possui ensino superior em Tecnologia de Segurança no Trabalho pela Universidade Potiguar - UNP (2012.2) e Ensino Superior em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2013.2) - Especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Rio Grande do Norte - IFRN (2016) e Mestra no programa de pós-graduação em cognição, tecnologias e instituições- PPGCTI/UFERSA, com o título de pesquisa de dissertação: O EMOCIONAR DA ALEGRIA NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORAS ALFABETIZADORAS, sob orientação da professora Doutora Karla Rosane do Amaral Demoly e Maria de Fátima Lima das Chagas. Trabalhei como professora de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Icapuí/CE (2014 - 2016) e professora efetiva da Secretaria de Educação e Cultura - SEEC do Estado do Rio Grande do Norte, atuando no ensino fundamental I como professora alfabetizadora. Atualmente ocupa o cargo de vice-diretora na Escola Estadual Alfa Ville, Mossoró/RN.

Karla Rosane do Amaral Demoly, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Pós Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho PT (2019), Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), com doutorado sanduíche em Antropologia da Escritura realizado na École des Hautes Études en Sciences Sociales em Paris França / EHESS (2006-2007). Dirigente do grupo de pesquisa Linguagens, Cognição e Tecnologias no CNPQ cujos estudos giram em torno do conceito de atos de linguagem como modo de produção de si e das circunstâncias que configuram formas de conhecer e viver.

Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, vinculada ao Departamento de Ciências Humanas do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas. Coordenadora do Programa que integra extensão, pesquisa e ensino - Oficinando em Rede de Mossoró: escrita, linguagens, artes e tecnologias promovendo cuidado e formação em educação e saúde mental. Docente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu - Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições da UFERSA na gestão 2016-2017 e na gestão que se inicia em 2020.

Maria de Fátima de Lima das Chagas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Campus Angicos. Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTI (Mestrado). Doutora em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com Estágio Científico Avançado (Doutorado Sanduíche) no Instituto de Educação na Universidade do Minho em Portugal, com bolsa CAPES código de financiamento 001. Doutora em Ciências da Educação, na especialidade Tecnologia Educativa, em regime de cotutela entre a Universidade do Minho (Portugal) e a Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Mestrado interdisciplinar em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Especialista em Tecnologia em Educação (PUC/Rio) e em Psicopedagogia (FVJ - CE). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Participa dos grupos de pesquisa: - Linguagem, Cognição e Tecnologias - UFERSA; EDUCLIN - Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículo e Linguagem e do GAIA (Grupo de ações e Investigações Autopoiéticas) - UFERSA; TEA COMPLEX - UMINHO/Portugal. Bolsista DTI CNPq - projeto com financiamento: Chamada n 40/2022 - Linha 2B - Projetos em Rede - Impacto das novas tecnologias nas atividades humanas. Interesses de pesquisa: Educação Básica; Formação de Professores; Alfabetização; Aprendizagem em rede; Interação Humano Computador.

Published

2025-02-27

How to Cite

Souza, N. S. S. de ., Demoly, K. R. do A., & Chagas, M. de F. de L. das . (2025). The emotion of joy in the training journey of literacy teachers. Reflexão E Ação, 32(2), 305-324. https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19497

Issue

Section

Artigos do Fluxo