La emoción de la alegría en el transcurso de la formación de alfabetizadores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19497

Palabras clave:

Aprendizaje, Alfabetización, Afecto, Constructivismo post-piagetiano

Resumen

Este artículo aborda las modulaciones de las emociones en la formación de alfabetizadores, con el objetivo de comprender los vínculos entre la emoción de la alegría y el aprendizaje. Se trata de un estudio cualitativo basado en las teorías de la Biología del Conocimiento de Humberto Maturana, la teoría psicogenética de Emília Ferreiro y Ana Teberosky y las construcciones didácticas del Grupo de Estudios de Educación, Metodología de la Investigación y Acción. Los principales marcadores fueron las auto-narrativas recurrentes y las preguntas de los alfabetizadores. El proceso de aprendizaje permitió ver transformaciones en las emociones y en las creaciones didácticas dirigidas a la alfabetización de todos en la escuela.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nataly Suiany Santiago de Souza, Universidade Federal Rural do Semi-árido

Nataly Suiany Santiago de Souza tem 31 anos, nasceu em 27 de setembro de 1992 na cidade de Mossoró/RN, filha de Maria Edna Santiago de Souza e Marcos Antônio Santiago de Souza, hoje casada com Vinicius Barbosa Campos, possui ensino superior em Tecnologia de Segurança no Trabalho pela Universidade Potiguar - UNP (2012.2) e Ensino Superior em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2013.2) - Especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Rio Grande do Norte - IFRN (2016) e Mestra no programa de pós-graduação em cognição, tecnologias e instituições- PPGCTI/UFERSA, com o título de pesquisa de dissertação: O EMOCIONAR DA ALEGRIA NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORAS ALFABETIZADORAS, sob orientação da professora Doutora Karla Rosane do Amaral Demoly e Maria de Fátima Lima das Chagas. Trabalhei como professora de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Icapuí/CE (2014 - 2016) e professora efetiva da Secretaria de Educação e Cultura - SEEC do Estado do Rio Grande do Norte, atuando no ensino fundamental I como professora alfabetizadora. Atualmente ocupa o cargo de vice-diretora na Escola Estadual Alfa Ville, Mossoró/RN.

Karla Rosane do Amaral Demoly, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Pós Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho PT (2019), Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), com doutorado sanduíche em Antropologia da Escritura realizado na École des Hautes Études en Sciences Sociales em Paris França / EHESS (2006-2007). Dirigente do grupo de pesquisa Linguagens, Cognição e Tecnologias no CNPQ cujos estudos giram em torno do conceito de atos de linguagem como modo de produção de si e das circunstâncias que configuram formas de conhecer e viver.

Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, vinculada ao Departamento de Ciências Humanas do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas. Coordenadora do Programa que integra extensão, pesquisa e ensino - Oficinando em Rede de Mossoró: escrita, linguagens, artes e tecnologias promovendo cuidado e formação em educação e saúde mental. Docente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu - Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições da UFERSA na gestão 2016-2017 e na gestão que se inicia em 2020.

Maria de Fátima de Lima das Chagas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Campus Angicos. Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTI (Mestrado). Doutora em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com Estágio Científico Avançado (Doutorado Sanduíche) no Instituto de Educação na Universidade do Minho em Portugal, com bolsa CAPES código de financiamento 001. Doutora em Ciências da Educação, na especialidade Tecnologia Educativa, em regime de cotutela entre a Universidade do Minho (Portugal) e a Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Mestrado interdisciplinar em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Especialista em Tecnologia em Educação (PUC/Rio) e em Psicopedagogia (FVJ - CE). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Participa dos grupos de pesquisa: - Linguagem, Cognição e Tecnologias - UFERSA; EDUCLIN - Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículo e Linguagem e do GAIA (Grupo de ações e Investigações Autopoiéticas) - UFERSA; TEA COMPLEX - UMINHO/Portugal. Bolsista DTI CNPq - projeto com financiamento: Chamada n 40/2022 - Linha 2B - Projetos em Rede - Impacto das novas tecnologias nas atividades humanas. Interesses de pesquisa: Educação Básica; Formação de Professores; Alfabetização; Aprendizagem em rede; Interação Humano Computador.

##submission.downloads##

Publicado

2025-02-27

Cómo citar

Souza, N. S. S. de ., Demoly, K. R. do A., & Chagas, M. de F. de L. das . (2025). La emoción de la alegría en el transcurso de la formación de alfabetizadores. Reflexão E Ação, 32(2), 305-324. https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19497

Número

Sección

Artigos do Fluxo