Cultura corporal de movimento e os debates de gênero, dentro e fora dos muros da escola: narrativas de uma experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19692

Palavras-chave:

Cultura corporal de movimento, Educação Física escolar, Práticas corporais

Resumo

Fruto de uma pesquisa em nível Stricto sensu, o presente artigo tem por objetivo problematizar as (in) confluências da cultura corporal de movimento nas experiências educacionais vivenciadas na Educação Física escolar, a partir das narrativas da pesquisadora da temática. Trata-se de um estudo que [re] produz um diálogo entre as leituras e análises buscadas e interpretadas a partir do Estado do Conhecimento e das vivências da autora/pesquisadora enquanto professora de Educação Física. Nas conclusões, o artigo destaca as proximidades entre as narrativas da Educação Física escolar e as narrativas de outros ambientes esportivos, enfatizando a importância de se atentar para os discursos que reverberam, por meio de muitas vozes, desigualdade de gênero.

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Biografia do Autor

Claudecir dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFSS

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó –SC –Brasil. Pós-doutorado em Educação Comparada, desenvolvido junto ao Grupo de Investigação (GIR) deEducação Comparada yPolíticas Educacionais (USAL). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3304-757XE-mail: claudecir.santos@uffs.edu.br

Samille Pizzi, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Mestranda em Educação UFFS. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Filosofia e Sociedade (GPEFS/CNPq)

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Publicado

2025-02-27

Como Citar

Santos, C. dos, & Pizzi, S. (2025). Cultura corporal de movimento e os debates de gênero, dentro e fora dos muros da escola: narrativas de uma experiência. Reflexão E Ação, 32(2), 48-63. https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19692

Edição

Seção

v.32, n.3 de 2024: “Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidian