A memória de professores inesquecíveis pela perspectiva de estudantes do curso de pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19748

Palavras-chave:

Formação de Professores, História Cultural, Educação Escolar

Resumo

No cotidiano escolar, estabelecem-se expectativas para quem ensina e para quem aprende. Nesse contexto, colocamos o professor como objeto de estudo, por meio da memória e da representação dos estudantes que escolheram seguir a carreira docente. Nosso objetivo foi compreender o que tornou um professor inesquecível para estudantes do curso de Pedagogia. Para desenvolver o trabalho, utilizamos o método fenomenológico e nos fundamentamos na História Cultural. Os dados foram tratados à luz da análise de conteúdo, com 104 participantes. Os resultados indicam para a figura de um professor exigente.

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Biografia do Autor

Gabriel Fernandes da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2020 e 2023). Doutorado em Educação - em andamento - na mesma instituição (2023-2027). Pós-Graduação Lato Sensu - em andamento - em Educação e Tecnologias, na Universidade Federal de São Carlos (2023-2024). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2016) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (2016 a 2020), na linha de pesquisa História da Educação e Políticas Educacionais. Realizou pesquisas sobre o tema: História da Educação, Políticas Educacionais, Formação de Professores e UNESCO. Está inserido no grupo de estudos HISTEDBR, em Curitiba. Tem experiência na área de Educação. Atuoso profissionalmente com Robótica Educacional. Atua como pesquisador no projeto de pesquisa "Ambientes Virtuais Imersivos", do Centro de Realidade Estendida (XR) da PUCPR.

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná, licenciatura em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado em Gestão de Instituições de Educação Superior pela Universidade Tuiuti do Paraná e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em história da educação, políticas públicas e formação de professores. É membro integrante do BASis, como avaliadora institucional, de cursos de graduação e educação a distância. É bolsista Produtividade da Fundação Araucária do Paraná e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Presidente eleita da Soroptimista Internacional Curitiba-Glória, gestão 2020-2022 e da Soroptimista Internacional Curitiba, gestão 2023-2024.

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Publicado

2025-02-27

Como Citar

Silva, G. F. da ., & Vieira, A. M. D. P. . (2025). A memória de professores inesquecíveis pela perspectiva de estudantes do curso de pedagogia. Reflexão E Ação, 32(2), 134-150. https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19748

Edição

Seção

v.32, n.3 de 2024: “Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidian