La memoria de profesores inolvidables desde la perspectiva de estudiantes del curso de pedagogía

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19748

Palabras clave:

formación de profesores, historia cultural, educación escolar

Resumen

En el entorno escolar, se establecen expectativas tanto para quienes enseñan como para quienes aprenden. En este contexto, centramos nuestra atención en el profesor como objeto de estudio, a través de la memoria y la representación de los estudiantes que eligieron seguir la carrera docente. Nuestro objetivo fue comprender qué hizo que un profesor fuera inolvidable para los estudiantes del programa de Pedagogía. Para desarrollar este trabajo, utilizamos el método fenomenológico y nos fundamentamos en la Historia Cultural. Se analizaron los datos de 104 participantes a través del análisis de contenido. Los resultados indican la figura de un profesor exigente.

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Biografía del autor/a

Gabriel Fernandes da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2020 e 2023). Doutorado em Educação - em andamento - na mesma instituição (2023-2027). Pós-Graduação Lato Sensu - em andamento - em Educação e Tecnologias, na Universidade Federal de São Carlos (2023-2024). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2016) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (2016 a 2020), na linha de pesquisa História da Educação e Políticas Educacionais. Realizou pesquisas sobre o tema: História da Educação, Políticas Educacionais, Formação de Professores e UNESCO. Está inserido no grupo de estudos HISTEDBR, em Curitiba. Tem experiência na área de Educação. Atuoso profissionalmente com Robótica Educacional. Atua como pesquisador no projeto de pesquisa "Ambientes Virtuais Imersivos", do Centro de Realidade Estendida (XR) da PUCPR.

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná, licenciatura em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado em Gestão de Instituições de Educação Superior pela Universidade Tuiuti do Paraná e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em história da educação, políticas públicas e formação de professores. É membro integrante do BASis, como avaliadora institucional, de cursos de graduação e educação a distância. É bolsista Produtividade da Fundação Araucária do Paraná e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Presidente eleita da Soroptimista Internacional Curitiba-Glória, gestão 2020-2022 e da Soroptimista Internacional Curitiba, gestão 2023-2024.

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Publicado

2025-02-27

Cómo citar

Silva, G. F. da ., & Vieira, A. M. D. P. . (2025). La memoria de profesores inolvidables desde la perspectiva de estudiantes del curso de pedagogía . Reflexão E Ação, 32(2), 134-150. https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19748

Número

Sección

v.32, n.3 de 2024: “Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidian