The memory of unforgettable teachers from the perspective of pedagogy students

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19748

Keywords:

teacher education, cultural history, school education

Abstract

In the school environment, expectations are established for both teachers and learners. In this context, we focus on the teacher as the subject of study, through the memories and perceptions of students who chose to pursue a teaching career. Our aim was to understand what made a teacher unforgettable for students in the Pedagogy program. To develop this work, we employed the phenomenological method and grounded our research in Cultural History. The data were analyzed through content analysis, involving 104 participants. The findings indicate the presence of a demanding teacher.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriel Fernandes da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2020 e 2023). Doutorado em Educação - em andamento - na mesma instituição (2023-2027). Pós-Graduação Lato Sensu - em andamento - em Educação e Tecnologias, na Universidade Federal de São Carlos (2023-2024). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2016) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (2016 a 2020), na linha de pesquisa História da Educação e Políticas Educacionais. Realizou pesquisas sobre o tema: História da Educação, Políticas Educacionais, Formação de Professores e UNESCO. Está inserido no grupo de estudos HISTEDBR, em Curitiba. Tem experiência na área de Educação. Atuoso profissionalmente com Robótica Educacional. Atua como pesquisador no projeto de pesquisa "Ambientes Virtuais Imersivos", do Centro de Realidade Estendida (XR) da PUCPR.

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná, licenciatura em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado em Gestão de Instituições de Educação Superior pela Universidade Tuiuti do Paraná e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em história da educação, políticas públicas e formação de professores. É membro integrante do BASis, como avaliadora institucional, de cursos de graduação e educação a distância. É bolsista Produtividade da Fundação Araucária do Paraná e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Presidente eleita da Soroptimista Internacional Curitiba-Glória, gestão 2020-2022 e da Soroptimista Internacional Curitiba, gestão 2023-2024.

Published

2025-02-27

How to Cite

Silva, G. F. da ., & Vieira, A. M. D. P. . (2025). The memory of unforgettable teachers from the perspective of pedagogy students . Reflexão E Ação, 32(2), 134-150. https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19748

Issue

Section

v.32, n.3 de 2024: “Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidian