Vozes docentes em um cotidiano pandêmico: aprendizagens possíveis com o vírus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19752

Palavras-chave:

Covid-19, Cotidiano, Docência em movimento, Narrativas docentes

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar narrativas de professores/as a respeito de suas experiências docentes durante a pandemia da Covid-19, na Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul/RS. Os dados foram construídos através de Grupos de Discussão e Depoimentos (Weller, 2006). Para o presente artigo, as narrativas de cinco participantes da pesquisa foram selecionadas, articulando as discussões com autores como Freire (2015, 2017), Dewey (1979), Santos (2021) entre outros. As conclusões do estudo apontam para uma docência em movimento como perspectiva de aprendizagem docente com o vírus, mesmo com a diversidade dos desafios enfrentados a depender da realidade de cada comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Alves Roncarelli, Universidade de Caxias do Sul

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Docente do Centro Universitário Uniftec. 

Nilda Stecanela, Universidade de Caxias do Sul

Doutora e Mestre em Educação pela UFRGS. Docente no PPGEDU da Universidade de Caxias do Sul. Estágio de Pós-Doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Londres.

Downloads

Publicado

2025-02-27

Como Citar

Roncarelli, I. A. ., & Stecanela, N. (2025). Vozes docentes em um cotidiano pandêmico: aprendizagens possíveis com o vírus. Reflexão E Ação, 32(2), 151-166. https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19752

Edição

Seção

v.32, n.3 de 2024: “Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidian