Cartas pedagógicas na escola cidadã: memórias e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19758

Palavras-chave:

Metacarta pedagógica, Legado de Paulo Freire, Formação de professores

Resumo

O artigo faz da forma conteúdo apresentando uma Metacarta Pedagógica que compartilha a memória dos primeiros escritos nomeados como Cartas Pedagógicas na experiência da autora. Destinada às/aos colegas professoras/es da educação básica, tem como objetivo convidar ao diálogo sobre o potencial teórico-metodológico da escrita que se reinventa, inspirada no legado de Paulo Freire. Para tanto, publiciza uma escrita de acervo pessoal, produzida no contexto da implementação do Projeto Escola Cidadã na Rede Municipal de Porto Alegre/RS, em 08 de abril de 2001. Revisitada após mais de duas décadas, a leitura proporciona compreender que a documentação da experiência docente por meio da escrita de Cartas Pedagógicas revela marcas (auto)biográficas e preserva diferentes temporalidades do (auto)conhecimento em construção. 

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Biografia do Autor

Ana Lucia Souza de Freitas, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Jaguarão

Mestre (1999) e doutora em educação (2005) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Estudos de Pós-doutorado em Pedagogia Crítica na Liverpool Hope University (2015). 

Gaúcha, pedagoga, residente na França. Foi professora da Rede municipal de ensino de Porto Alegre, docente e pesquisadora em universidades do Rio Grande do Sul. Mestre e doutora com estudos sobre a política pública de formação de professores na Escola Cidadã. Estudiosa de Paulo Freire, é co-fundadora do Coletivo Leitoras de Paulo Freire na França e atualmente é vice-presidente da Association Collectif Lectrices de Paulo Freire en France e professora permanente no Programa de Pós-graduação em educação na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Jaguarão/RS. Além da organização de livros em coautoria, e publicação de capítulos de livro, é autora de Pedagogia da Conscientização: um legado à formação de professores (2001); Leituras de Paulo Freire: Uma trilogia de referência (2014; 2020) e Andarilhagens de uma educadora pesquisadora: Cartas Pedagógicas e outros registros de participação no Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire (2020; 2023; 2024).

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Publicado

2025-02-27

Como Citar

Freitas, A. L. S. de. (2025). Cartas pedagógicas na escola cidadã: memórias e perspectivas. Reflexão E Ação, 32(2), 12-30. https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19758

Edição

Seção

v.32, n.3 de 2024: “Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidian