Escola pública e gestão democrática como espaços de resistência: uma abordagem provocativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19815

Palavras-chave:

Escola Pública, Gestão Democrática, Resistência, Participação Coletiva

Resumo

A escola pública é um espaço de resistência contra a padronização e a captura dos tempos e espaços educacionais, oferecendo um contraponto ao modelo aprisionador firmado pelas amarras neoliberais. Este ensaio teórico discute como a gestão democrática, inspirada por Paulo Freire e outros autores, pode ser uma estratégia de resistência, ao promover a autonomia e participação coletiva. Em um contexto de debate sobre a qualidade educacional, dominado por avaliações em larga escala, destacamos a urgência de uma educação mais humana e dialógica, que respeite a diversidade dos contextos escolares. Defendemos uma escola pública que valorize a multiplicidade de espaços e tempos, potencializando o conhecimento por meio da gestão democrática.

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Biografia do Autor

Cláudia Vieira Küffer Chagas, PPGE/UFES

Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES), na linha de pesquisa "Docência, Currículos e Processos Culturais". Graduada em Pedagogia pela FAESA - Fundação de Assistência e Educação (2001), possui especializações em Educação Infantil pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá, Informática Educativa pela Faculdade Estácio de Sá e Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Desde 2004, atua como professora de educação infantil e no ensino fundamental, na disciplina de informática, na Prefeitura Municipal de Vitória (PMV/ES), especificamente em Unidades de Ensino no Centro da capital. De 2017 a 2021, exerceu o cargo de diretora escolar na Escola de Ensino Fundamental "São Vicente de Paulo". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em processos de ensino-aprendizagem e uso de tecnologias educacionais.

Eduardo Carlos Souza Cunha, UFES/ ES

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Graduado e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006) e em Pedagogia pelo Centro Universitário FACVEST - Unifacvest (2020). Especialista em Gestão Educacional pelo Instituto Superior de Educação e Cultura Ulisses Boyd (2008). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 2019. Atualmente é Professor EBTT no Instituto Federal de Santa Catarina. Foi Professor estatutário da Prefeitura Municipal de Vila Velha e da Prefeitura Municipal de Cariacica. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase no estudo do Currículo e da Formação Inicial e Continuada de professores e da Educação do Campo. Participei da construção do Documento Curricular de Cariacica e de Vila Velha. Participo do Grupo de pesquisa do CNPq Culturas, Parcerias e Educação do Campo, coordenado pelo Prof. Dr. Erineu Foerste e do Grupo de Pesquisa Amefricanidade do Instituto Federal de Santa Catarina coordenado pela Prof. Dra. Renata Waleska de Sousa Pimenta. Atualmente, sou Professor Pesquisador do Programa Escola da Terra Capixaba.

Erineu Foerste, UFES/ ES

Graduou-se na Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos em 1984 (UNISINOS). Pós-graduou-se no mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás em 1996 (UFG), no doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2002 (PUC-Rio) e pós-doutorado na Erziehungswissenschaftliche Fakultät da Universtät-Siegen na Alemanha (UNISIEGEN) em 2011 e na Philologisch-Historische Fakultät (Lehrstuhl Angewandte Sprachwissenschaft - Romanistik) da Universität Augsburg em 2022. Foi Professor Visitante no Institut für Romanistik da Justus Liebig Universität-Gieen na Alemanha (Uni-Giessen), na Kulturwissenschaftliche Fakultät da Europa-Universität-Viadriana Frankfurt Oder na Alemanha (EUV-Frankfurt Oder), na Erziehungswissenschaftliche Fakultät da Universität-Siegen na Alemanha (UNISIEGEN), na Università degli Studi di Sassari na Itália (UNISS). É Professor Titular de Tempo de Dedicação Exclusiva (DE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Está vinculado ao Departamento de Linguagens, Culturas e Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (DLCE/CE/UFES), em que realiza projetos de ensino-pesquisa-extensão no Curso de Letras. É membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES). Fundou e lidera o Grupo de Pesquisa (CNPq) "Culturas, Parcerias e Educação do Campo". É fundador e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação do Campo, da Cidade e Educação Social (NEPECES). Coordena o Programa de Educação do Campo/UFES. São temas de pesquisa: Culturas, línguas e educação. Coordena convênios e realiza missões acadêmicas internacionais com a Univeristät-Siegen (Uni-Siegen) na Alemanha, com a Justus Liebig Universität-Giessen (Uni-Giessen) na Alemanha, com a Europa-Universität-Viadrina Frankfurt/Oder (EUV-Frankfurt Oder) na Alemanha, com a Universität-Augsburg (Uni-Augsburg) e com a Università degli Studi di Sassari (UNISS) na Itália. É membro filiado da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (ADUFES). É membro associado da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd). É membro associado da Deutscher Lusitanistenverband e. V. (DLV) e da Deutscher Romanistenverband (DRV).

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Publicado

2025-02-27

Como Citar

Chagas, C. V. K. ., Cunha, E. C. S. ., & Foerste, E. . (2025). Escola pública e gestão democrática como espaços de resistência: uma abordagem provocativa . Reflexão E Ação, 32(2), 167-185. https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19815

Edição

Seção

v.32, n.3 de 2024: “Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidian