PARA CADA TEMPO, UM LEITOR
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5622Palavras-chave:
Literatura infantil, Letramento literário, PNBE, InfânciaResumo
A literatura infantil contemporânea é um produto cultural híbrido e se constitui também pela atualização de outros textos que precedem a publicação mais recente. Desse modo, analisa-se, com base em pressupostos bakhtinianos, a narrativa Ervilina e o Princês ou Deu a louca em Ervilina (ORTHOF, 2009), para discutir prováveis interações entre texto (verbal e visual) e leitor. Da análise, são apontadas propostas de sentido que subjazem ao livro, discutidas relações entre o texto contemporâneo e o fonte – “A princesa e o grão de ervilha”, de Andersen (2004), como também entre as duas edições de Orthof. O estudo está inserido em investigações que buscam aproximar obras literárias do leitor infantil, no espaço escolar, a partir da mediação docente, tendo como foco práticas de linguagem que podem promover a experiência estética e o letramento literário.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.