COMO OLHAMOS E SOMOS OLHADOS PELAS IMAGENS? ESTUDOS CRÍTICOS DOS ARTEFATOS DA CULTURA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5790Palavras-chave:
Estudos Culturais, Ensino de Arte, Pós-modernidade, Cultura popular, BarbieResumo
A intensidade com que os indivíduos pós-modernos se relacionam com a visualidade incentiva-nos a refletir sobre os modos pedagógicos de estudar os artefatos culturais do cotidiano, chamados de artefatos da Cultura Visual. Neste artigo nosso objetivo é investigar as aproximações e convergências entre pesquisadores/as dos Estudos Culturais e o Estudo da Cultura Visual no que diz respeito aos estudos de artefatos visuais. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica em que discutimos sobre quatro perspectivas que demonstram posicionamentos pedagógicos sobre a Cultura Visual. Além disso, respaldamo-nos sobre a perspectiva autorreflexiva para estudar imagens e discursos oferecidos por meio da boneca Barbie. Em nossas considerações, evidenciamos oito estratégias de estudos de artefatos visuais que comungam com os princípios das vertentes teóricas citadas.Downloads
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