COMO OLHAMOS E SOMOS OLHADOS PELAS IMAGENS? ESTUDOS CRÍTICOS DOS ARTEFATOS DA CULTURA VISUAL

Autores

  • João Paulo Baliscei Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Vinícius Stein Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5790

Palavras-chave:

Estudos Culturais, Ensino de Arte, Pós-modernidade, Cultura popular, Barbie

Resumo

A intensidade com que os indivíduos pós-modernos se relacionam com a visualidade incentiva-nos a refletir sobre os modos pedagógicos de estudar os artefatos culturais do cotidiano, chamados de artefatos da Cultura Visual. Neste artigo nosso objetivo é investigar as aproximações e convergências entre pesquisadores/as dos Estudos Culturais e o Estudo da Cultura Visual no que diz respeito aos estudos de artefatos visuais. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica em que discutimos sobre quatro perspectivas que demonstram posicionamentos pedagógicos sobre a Cultura Visual. Além disso, respaldamo-nos sobre a perspectiva autorreflexiva para estudar imagens e discursos oferecidos por meio da boneca Barbie. Em nossas considerações, evidenciamos oito estratégias de estudos de artefatos visuais que comungam com os princípios das vertentes teóricas citadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Baliscei, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Maringá (2009); especialização em Arte-Educação (2010) e Educação Especial (2011) pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; e Mestrado em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professor no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da referida instituição. É membro do GEPAC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura - e desenvolve pesquisas sobre Pedagogias Culturais, Cultura Visual, Ensino de Arte e Multiculturalismo.

Vinícius Stein, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Arte-Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2011). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2014). Integra o Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil - GEEI. É professor da Universidade Estadual de Maringá e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - Câmpus Paranavaí. Pesquisa sobre ensino de Arte, Educação Estética e Educação Infantil.

Downloads

Publicado

2015-06-16

Como Citar

Baliscei, J. P., & Stein, V. (2015). COMO OLHAMOS E SOMOS OLHADOS PELAS IMAGENS? ESTUDOS CRÍTICOS DOS ARTEFATOS DA CULTURA VISUAL. Reflexão E Ação, 23(1), 251-275. https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5790

Edição

Seção

Artigos Temáticos