LITERATURA, TEATRO E CINEMA: MEDIAÇÕES POSSÍVEIS PARA WILLIAM SHAKESPEARE NA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Lemuel da Cruz Gandara Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5829

Palavras-chave:

Ensino de Literatura, Segunda fase do ensino Fundamental, Arte, Mediação

Resumo

Trazemos um panorama crítico-reflexivo sobre as aulas de literatura na segunda fase do ensino fundamental. Problematizamos a relação do professor junto às mídias contemporâneas para analisar questões relacionadas à leitura de fruição estética e às possibilidades de mediação entre os alunos e as obras literárias. Esses tópicos se convergem na prática docente realizada na turma do 8° ano do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE-UFG), na qual trabalhamos as peças teatrais Romeu e Julieta (1591/95) e Sonho de uma noite de verão (1595/96), ambas de William Shakespeare, e seus desdobramentos na arte e na cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lemuel da Cruz Gandara, Universidade de Brasília

Licenciado em Letras Português e Bacharel em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB). Doutorando em Literatura pela mesma instituição. Professor tutor da Licenciatura em Letras da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UnB). Endereço: QE 46 AE 03, Ed. Valentina 513-D, Guará II, CEP 71070-649, DF, Brasil.. E-mail: gandara21@hotmail.com

Downloads

Publicado

2015-06-16

Como Citar

Gandara, L. da C. (2015). LITERATURA, TEATRO E CINEMA: MEDIAÇÕES POSSÍVEIS PARA WILLIAM SHAKESPEARE NA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL. Reflexão E Ação, 23(1), 390-410. https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5829

Edição

Seção

Artigos Temáticos