MULTILETRAMENTO E PRODUÇÃO DE IDENTIDADE NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: ANALISANDO ENUNCIADOS MULTIMODAIS

Autores

  • Dulce Marcia Cruz Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.
  • Lidnei Ventura Professor do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC.
  • Thais Ehrhardt de Souza Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5831

Palavras-chave:

Multiletramentos, Identidades, Autoria, Linguagens, Enunciados multimodais

Resumo

O presente artigo investiga possíveis relações de determinação entre multiletramentos e produção de identidades na contemporaneidade. Parte-se do princípio de que tais identidades na modernidade tardia estão em constante mutação e são formadas e transformadas continuamente. Nessas condições, os processos de autorreferenciamento são marcados por narrativas do eu influenciadas por sistemas abstratos, dentre eles as mídias digitais. O argumento central é que as condições de autoria multimidiática permitidas pelas mídias digitais, ao mesmo tempo produzem identidades e são expressões delas, tanto no âmbito da cultura quanto das tecnologias utilizadas. Para exemplificar como as mídias digitais possibilitam manifestações de estilos de vidas e identidades, procede-se à análise de um vídeo do You Tube que reproduz uma coletânea da obra de Adoniran Barbosa, a partir do esquema interpretativo de Rojo (2013), que toma esse tipo de produção midiática como um enunciado multissemiótico e multimodal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dulce Marcia Cruz, Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Doutora em Engenharia de Produção, UFSC. Endereço: Rodovia Haroldo Soares Glavan, 4858, casa 3, Cacupé, Florianópolis, SC, BR, CEP: 88050-005. dulce.marcia@gmail.com.

Lidnei Ventura, Professor do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC.

Professor do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Mestre em Educação e Cultura pela UDESC. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Endereço: Rua Salvatina Feliciana dos Santos, 155. Itacorubi, Florianópolis, SC, BR, CEP: 88034-600. llrventura@gmail.com.

Thais Ehrhardt de Souza, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC; Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Endereço: Rua Coronel Américo, 744. Barreiros, São José, SC, BR, CEP: 88117-310, thaisehrhardt@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2015-06-16

Como Citar

Cruz, D. M., Ventura, L., & Souza, T. E. de. (2015). MULTILETRAMENTO E PRODUÇÃO DE IDENTIDADE NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: ANALISANDO ENUNCIADOS MULTIMODAIS. Reflexão E Ação, 23(1), 322-347. https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5831

Edição

Seção

Artigos Temáticos