LEITURA DE IMAGENS EM ARTE: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS

Autores

  • Ivan Jeferson Kappaun
  • Janete Inês Müller
  • Daiane Kipper
  • Adriana da Silva Thoma

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.5852

Palavras-chave:

Surdos, Leitura de imagens, Linguagem visual, Arte-Educação, Estudos Surdos

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão sobre a leitura de imagens realizada por sujeitos surdos que estudam em uma turma comum do 2º Ano do Ensino Médio, em uma escola da rede pública de Santa Cruz do Sul/RS. Na articulação aos Estudos Surdos e à Arte-Educação, problematizam-se as implicações da experiência visual surda na educação escolar, tendo em vista a observação de uma atividade prática, em que se atribui significado a imagens artísticas por meio da ‘Proposta Triangular do Ensino de Arte’ (BARBOSA, 1991). Desenvolvida na disciplina de Arte e mediada por tradutores e intérpretes de língua de sinais (TILS), a atividade realizada oportunizou a aproximação dos alunos ao objeto imagético e seu contexto. Considerando-se as identidades surdas, evidencia-se um processo de leitura de imagens que toma como base a visualidade e as experiências singulares de cada sujeito na construção de significados. Em arte e na educação de surdos, a linguagem visual assume centralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Jeferson Kappaun

Licenciado e bacharel em Artes Visuais (UFSM); especialista em Educação Especial e em Arte-Educação (UNIASSELVI). Docente nas redes municipal e estadual de Educação Básica – Santa Cruz do Sul/RS. Endereço: Avenida Independência, 1656, Avenida, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil. E-mail: ivankappaun@yahoo.com.br

Janete Inês Müller

Graduada em Letras (UNISC); especialista em Língua Brasileira de Sinais (UNIASSELVI); Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Câmpus São Vicente do Sul/RS. Endereço: Rua Lauro Elemar Hansen, 456, Renascença, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil. E-mail: janeteim@hotmail.com.

Daiane Kipper

Licenciada em Matemática (ULBRA); especialista em Educação Especial (UNIASSELVI) e em Mídias na Educação (UFSM). Mestre em Educação (UNISC). Docente nas redes municipal e estadual de Educação Básica – Santa Cruz do Sul/RS. Endereço: Avenida Independência, 1656, Avenida, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil. E-mail: daianekipper@hotmail.com

Adriana da Silva Thoma

Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 1994), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1997) e Doutora em Educação também pela UFRGS (2002). Atualmente é professora Adjunto IV da UFRGS, atuando no Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação (DEE/FACED) e no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEDU). Coordenadora do Grupo de Pesquisas SINAIS: Sujeitos, Inclusão, Narrativas, Identidades e Subjetividades. Integrante do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO/UFRGS) e do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES). Desenvolve e orienta pesquisas no campo dos Estudos Surdos e Estudos Culturais em Educação, principalmente nos seguintes temas: educação de surdos, educação especial, inclusão escolar, produção de identidades e diferença na educação e avaliação na educação de surdos. Endereço: Av. Paulo Gama, s/n°, prédio 12.201, 7° andar 90046-900 - Porto Alegre/RS, Brasil. Contato: asthoma@terra.com.br.

Downloads

Publicado

2015-12-08

Como Citar

Kappaun, I. J., Müller, J. I., Kipper, D., & Thoma, A. da S. (2015). LEITURA DE IMAGENS EM ARTE: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS. Reflexão E Ação, 23(3), 58-78. https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.5852

Edição

Seção

Educação de surdos: políticas e práticas