QUE PORTUGUÊS É ESSE? DIVERSIDADE E ESTRANHAMENTO

Autores

  • Cláudia Landin Negreiros

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5876

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Ensino de Língua Portuguesa, Currículo, Diversidade Linguística

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da tese intitulada Sentidos sobre o Ensino de Língua Portuguesa nas escolas estaduais em Barra do Bugres - MT: a prática docente em discurso, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDU, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, em convênio com a Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (Doutorado Interinstitucional – DINTER), no ano de 2013. Nessa pesquisa, cujo referencial teórico e metodológico foi a Análise de Discurso (AD) francesa, iniciada por Michel Pêcheux na França e continuada no Brasil por Eni Orlandi, propusemo-nos a mostrar efeitos de sentidos nos discursos de 24 sujeitos-professores de Língua Portuguesa que atuavam em 12 escolas estaduais do município de Barra do Bugres. Nas análises, os temas da diversidade, da formação continuada e do currículo mostraram-se recorrentes. E é sobre esse último tema que discutimos neste artigo, mostrando como o currículo de Língua Portuguesa foi ressignificado por um desses sujeitos-professores. Mais especificamente, o estranhamento causado nesse professor ao se deparar com a diversidade linguística existente na região onde se localiza uma das escolas investigadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Landin Negreiros

Doutora em Educação (UFRGS). Docente da Área de Linguagens da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Campus de Barra do Bugres. Rua A s/n COHAB São Raimundo. Barra do Bugres – MT. Fone (65) 3361-1413. Email: clnegreiros@unemat.br.

Downloads

Publicado

2015-06-16

Como Citar

Negreiros, C. L. (2015). QUE PORTUGUÊS É ESSE? DIVERSIDADE E ESTRANHAMENTO. Reflexão E Ação, 23(1), 50-71. https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5876

Edição

Seção

Educação, Linguagem e Arte