A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DO TEMPO EDUCATIVO-ESCOLAR: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL

Autores

  • Marília Andrade Torales Campos
  • Veronica Branco
  • Leziany Silveira Daniel

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.6333

Palavras-chave:

Educação Integral, Uso do tempo escolar, Espaços pedagógico-escolares

Resumo

Neste artigo propomos uma reflexão sobre as políticas públicas de educação no que se refere a experiências no campo da temática da Educação Integral e da Educação em Tempo Integral; mais especificamente, trata do processo de ampliação e uso do tempo educativo-escolar efetivado no Município de Apucarana/PR. A escolha deste objeto de pesquisa se justifica pela emergência de uma nova realidade político-econômica no país, o que impõe a necessidade de repensar a escola e suas funções sociais. Assim, a partir da experiência analisada, mostramos indícios de surgimento de uma nova concepção de escola, baseada em uma estrutura comunitária, ou mesmo de comunidades de aprendizagem, transcendendo o clássico binômio professor-aluno e incorporando novos sujeitos ensinantes e aprendentes. A compreensão dos dados torna latente a importância de repensar o significado dos espaços e do tempo, não só da escola, mas também das famílias e das comunidades no atual contexto social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Andrade Torales Campos

Doutora em Ciências da Educação, Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná, UFPR-Campus Reitoria-DTPEn. Endereço: Universidade Federal do Paraná, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação. Rua XV de Novembro, 1299. Centro, 80060-000 - Curitiba, PR – Brasil. Endereço eletrônico: mariliat.ufpr@gmail. com

Veronica Branco

Doutora em Educação, Professora Associada da Universidade Federal do Paraná, UFPR-Campus Reitoria-DTPEn. Endereço: Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação - Departamento de Teoria e Prática de Ensino. Rua General Carneiro, 460, Alto da Glória, 80060-150 - Curitiba, PR – Brasil. Endereço eletrônico: veronica_branco@hotmail.com

Leziany Silveira Daniel

Doutora em Educação, Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná, UFPR-Campus Reitoria-DTPEn. Endereço: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Teoria e Prática de Ensino. Rua General Carneiro, Centro, 80000-000 - Curitiba, PR – Brasil. Endereço eletrônico: leziany@hotmail.com

Downloads

Publicado

2016-07-19

Como Citar

Campos, M. A. T., Branco, V., & Daniel, L. S. (2016). A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DO TEMPO EDUCATIVO-ESCOLAR: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. Reflexão E Ação, 24(2), 100-118. https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.6333

Edição

Seção

Artigos