A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DO TEMPO EDUCATIVO-ESCOLAR: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL

Autores

  • Marília Andrade Torales Campos
  • Veronica Branco
  • Leziany Silveira Daniel

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.6333

Palavras-chave:

Educação Integral, Uso do tempo escolar, Espaços pedagógico-escolares

Resumo

Neste artigo propomos uma reflexão sobre as políticas públicas de educação no que se refere a experiências no campo da temática da Educação Integral e da Educação em Tempo Integral; mais especificamente, trata do processo de ampliação e uso do tempo educativo-escolar efetivado no Município de Apucarana/PR. A escolha deste objeto de pesquisa se justifica pela emergência de uma nova realidade político-econômica no país, o que impõe a necessidade de repensar a escola e suas funções sociais. Assim, a partir da experiência analisada, mostramos indícios de surgimento de uma nova concepção de escola, baseada em uma estrutura comunitária, ou mesmo de comunidades de aprendizagem, transcendendo o clássico binômio professor-aluno e incorporando novos sujeitos ensinantes e aprendentes. A compreensão dos dados torna latente a importância de repensar o significado dos espaços e do tempo, não só da escola, mas também das famílias e das comunidades no atual contexto social.

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Biografia do Autor

Marília Andrade Torales Campos

Doutora em Ciências da Educação, Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná, UFPR-Campus Reitoria-DTPEn. Endereço: Universidade Federal do Paraná, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação. Rua XV de Novembro, 1299. Centro, 80060-000 - Curitiba, PR – Brasil. Endereço eletrônico: mariliat.ufpr@gmail. com

Veronica Branco

Doutora em Educação, Professora Associada da Universidade Federal do Paraná, UFPR-Campus Reitoria-DTPEn. Endereço: Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação - Departamento de Teoria e Prática de Ensino. Rua General Carneiro, 460, Alto da Glória, 80060-150 - Curitiba, PR – Brasil. Endereço eletrônico: veronica_branco@hotmail.com

Leziany Silveira Daniel

Doutora em Educação, Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná, UFPR-Campus Reitoria-DTPEn. Endereço: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Teoria e Prática de Ensino. Rua General Carneiro, Centro, 80000-000 - Curitiba, PR – Brasil. Endereço eletrônico: leziany@hotmail.com

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Publicado

2016-07-19

Como Citar

Campos, M. A. T., Branco, V., & Daniel, L. S. (2016). A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DO TEMPO EDUCATIVO-ESCOLAR: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. Reflexão E Ação, 24(2), 100-118. https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.6333

Edição

Seção

Artigos