A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DO TEMPO EDUCATIVO-ESCOLAR: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.6333Palavras-chave:
Educação Integral, Uso do tempo escolar, Espaços pedagógico-escolaresResumo
Neste artigo propomos uma reflexão sobre as políticas públicas de educação no que se refere a experiências no campo da temática da Educação Integral e da Educação em Tempo Integral; mais especificamente, trata do processo de ampliação e uso do tempo educativo-escolar efetivado no Município de Apucarana/PR. A escolha deste objeto de pesquisa se justifica pela emergência de uma nova realidade político-econômica no país, o que impõe a necessidade de repensar a escola e suas funções sociais. Assim, a partir da experiência analisada, mostramos indícios de surgimento de uma nova concepção de escola, baseada em uma estrutura comunitária, ou mesmo de comunidades de aprendizagem, transcendendo o clássico binômio professor-aluno e incorporando novos sujeitos ensinantes e aprendentes. A compreensão dos dados torna latente a importância de repensar o significado dos espaços e do tempo, não só da escola, mas também das famílias e das comunidades no atual contexto social.Downloads
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