PROJETO DE FUTURO NA DIMENSÃO SÓCIO AFETIVA: COMO SE CONSTROEM AS PERCEPÇÕES DE ALUNOS/AS DO ENSINO SECUNDÁRIO EM PORTUGAL E DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL

Marilia Frassetto de Araujo, Célia Regina Rossi, Maria Filomena Rodrigues Teixeira, Paula Regina Costa Ribeiro

Resumo


A pesquisa buscou compreender o projeto de futuro na dimensão sócio afetiva por alunos/as do Ensino Médio em Portugal e no Brasil. A base teórica se deu através dos conceitos de cultura e adolescência como construções culturais e entende o projeto de futuro na referida dimensão como a definição dos afetos e paixões. Através de grupo focal com os/as adolescentes foi possível analisar suas narrativas sobre o tema, conhecer e analisar os discursos produzidos por eles/as sobre assuntos relacionados a sexualidade, gênero e diversidade sexual. A pesquisa verificou que a maioria dos/as adolescentes refletiam sobre seus projetos de futuro na dimensão sócio afetiva e apontou as diferenças que permeiam os comportamentos dos garotos e das garotas. É essencial problematizar esses assuntos de maneira ética e permitir que o/a adolescente reflita sobre seus relacionamentos entre pares, com a família, na comunidade, com responsabilidade e criticidade. A educação escolar é parte central neste processo.

Palavras-chave


Projeto de Futuro; Adolescentes; Sexualidade; Relações de Gênero; Diversidade Sexual

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17058/rea.v24i1.7032



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Disponibilidade para depósito: permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo