PROJETO DE FUTURO NA DIMENSÃO SÓCIO AFETIVA: COMO SE CONSTROEM AS PERCEPÇÕES DE ALUNOS/AS DO ENSINO SECUNDÁRIO EM PORTUGAL E DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL

Autores

  • Marilia Frassetto de Araujo
  • Célia Regina Rossi
  • Maria Filomena Rodrigues Teixeira
  • Paula Regina Costa Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.7032

Palavras-chave:

Projeto de Futuro, Adolescentes, Sexualidade, Relações de Gênero, Diversidade Sexual

Resumo

A pesquisa buscou compreender o projeto de futuro na dimensão sócio afetiva por alunos/as do Ensino Médio em Portugal e no Brasil. A base teórica se deu através dos conceitos de cultura e adolescência como construções culturais e entende o projeto de futuro na referida dimensão como a definição dos afetos e paixões. Através de grupo focal com os/as adolescentes foi possível analisar suas narrativas sobre o tema, conhecer e analisar os discursos produzidos por eles/as sobre assuntos relacionados a sexualidade, gênero e diversidade sexual. A pesquisa verificou que a maioria dos/as adolescentes refletiam sobre seus projetos de futuro na dimensão sócio afetiva e apontou as diferenças que permeiam os comportamentos dos garotos e das garotas. É essencial problematizar esses assuntos de maneira ética e permitir que o/a adolescente reflita sobre seus relacionamentos entre pares, com a família, na comunidade, com responsabilidade e criticidade. A educação escolar é parte central neste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilia Frassetto de Araujo

Pedagoga, Mestre, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, UNESP. Endereço: Av. Antônia Pizinato Sturion, 516, CEP:13420-640 Piracicaba – SP, Brasil. Endereço eletrônico: marília.frassetto@gmail.com

Célia Regina Rossi

Professora Doutora, Pós Doutora, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, UNESP. Endereço: Av. 24 A, 1515, CEP: 13506-900 Rio Claro, SP, Brasil. Endereço eletrônico: celiarr@rc.unesp.br

Maria Filomena Rodrigues Teixeira

Professora Doutora, Pós Doutora, Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Coimbra. Endereço: Solum 3030-329, Coimbra, Portugal. Endereço eletrônico: filomenatx@gmail.com

Paula Regina Costa Ribeiro

Professora Doutora, Pós Doutora, Universidade Federal do Rio Grande – FURG – Instituto de Educação, Endereço: Km 8 - Av. Itália - Carreiros, Rio Grande - RS, Brasil. 96203-900. Endereço eletrônico: pribeiro@vetorial.net

Downloads

Publicado

2016-04-28

Como Citar

de Araujo, M. F., Rossi, C. R., Teixeira, M. F. R., & Ribeiro, P. R. C. (2016). PROJETO DE FUTURO NA DIMENSÃO SÓCIO AFETIVA: COMO SE CONSTROEM AS PERCEPÇÕES DE ALUNOS/AS DO ENSINO SECUNDÁRIO EM PORTUGAL E DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL. Reflexão E Ação, 24(1), 192-213. https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.7032

Edição

Seção

Gênero e diversidade sexual na educação