A CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE EMANCIPAÇÃO NA METODOLOGIA DE PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Telmo Adams Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Caroline Lisian Gasparoni Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos.

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.7905

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa, Indicadores de emancipação, Metodologia de pesquisa, Organizações não governamentais.

Resumo

O artigo, resultante de uma pesquisa no campo da Educação Não Escolar, narra o caminho metodológico percorrido na elaboração de indicadores qualitativos de emancipação, que orientaram a análise da experiência de educação profissionalizante realizada por uma ONG com jovens de periferia urbana. Reflete-se sobre questões relativas à pesquisa qualitativa em educação, com base no método da fenomenologia existencial, a partir das contribuições de Merleau-Ponty e Paulo Freire. A operacionalização metodológica viabilizou-se por meio da observação participante, análise documental, entrevistas individuais e interações coletivas. Conclui-se que, a partir da relação entre teoria e campo empírico, a construção de indicadores de emancipação possibilitou um processo interpretativo que contribuiu efetivamente na compreensão do fenômeno estudado, constituindo-se um instrumento válido para a pesquisa qualitativa em educação.

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Biografia do Autor

Telmo Adams, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduado em Filosofia, mestre em Serviço Social e Doutor em Educação, com pós-doutorado em Educação Popular na América Latina

Caroline Lisian Gasparoni, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos.

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário La Salle. Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

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Publicado

2017-09-09

Como Citar

Adams, T., & Gasparoni, C. L. (2017). A CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE EMANCIPAÇÃO NA METODOLOGIA DE PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO. Reflexão E Ação, 25(3), 359-376. https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.7905