A CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE EMANCIPAÇÃO NA METODOLOGIA DE PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.7905Palavras-chave:
Pesquisa qualitativa, Indicadores de emancipação, Metodologia de pesquisa, Organizações não governamentais.Resumo
O artigo, resultante de uma pesquisa no campo da Educação Não Escolar, narra o caminho metodológico percorrido na elaboração de indicadores qualitativos de emancipação, que orientaram a análise da experiência de educação profissionalizante realizada por uma ONG com jovens de periferia urbana. Reflete-se sobre questões relativas à pesquisa qualitativa em educação, com base no método da fenomenologia existencial, a partir das contribuições de Merleau-Ponty e Paulo Freire. A operacionalização metodológica viabilizou-se por meio da observação participante, análise documental, entrevistas individuais e interações coletivas. Conclui-se que, a partir da relação entre teoria e campo empírico, a construção de indicadores de emancipação possibilitou um processo interpretativo que contribuiu efetivamente na compreensão do fenômeno estudado, constituindo-se um instrumento válido para a pesquisa qualitativa em educação.Downloads
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