A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: DA INSTITUIÇÃO DA DISCIPLINA AO DESAFIO DA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NO MATERIAL DIDÁTICO

Autores

  • Tânia Rodrigues Palhano Universidade Federal da Paraíba
  • Maria das Graças de Almeida Baptista Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9187

Palavras-chave:

Ensino de filosofia, Legislação educacional, Prática educativa.

Resumo

A partir de 2008, com a instituição do Ensino de Filosofia como disciplina no Ensino Médio, são suscitadas questões acerca dos materiais didáticos que envolvem discussões sobre a forma de organização dos conteúdos. O presente estudo analisa a legislação que incide na obrigatoriedade do ensino de filosofia no Ensino Médio, relacionando-a à prática desta atividade no Estado da Paraíba. O objetivo é investigar os materiais didáticos de filosofia, situando-os no contexto de uma educação voltada para a formação profissional ou o ingresso no ensino superior. A metodologia consiste na investigação sobre a legislação; na experiência filosófica no contexto escolar, a partir do conceito de experiência na educação em Dewey; e na análise dos materiais didáticos de filosofia no Ensino Médio no Estado da Paraíba. A instituição da Filosofia, convertida em conhecimento escolar, visando uma educação crítica, libertadora e criadora, deve possibilitar ao estudante a autonomia de pensar e agir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Rodrigues Palhano, Universidade Federal da Paraíba

Departamento de Fundamentação da Educação, área de Filosofia da Educação, Ensino de filosofia, Ética e educação e Legislação educacional.

Maria das Graças de Almeida Baptista, Universidade Federal da Paraíba

Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP. Professora Adjunta do Departamento de Fundamentação da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, com experiência na área de Psicologia da Educação, atuando nos temas: teorias do conhecimento, práxis, educação popular, formação de professores e marxismo em Gramsci e Vigotski.

Downloads

Publicado

2017-09-09

Como Citar

Palhano, T. R., & Baptista, M. das G. de A. (2017). A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: DA INSTITUIÇÃO DA DISCIPLINA AO DESAFIO DA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NO MATERIAL DIDÁTICO. Reflexão E Ação, 25(3), 377-395. https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9187