UMA ABORDAGEM CARTOGRÁFICA PARA A INFÂNCIA: MEDIAÇÃO CULTURAL E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS

Autores

  • Daniela Cristina Viana Universidade da Região de Joinville - Univille Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Silvia Sell Duarte Pillotto Universidade da Região de Joinville - Univille
  • Jane Mery Richter Voigt Universidade da Região de Joinville - Univille

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9696

Palavras-chave:

Práticas Educativas, Cartografia, Mediação Cultural.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa cujo objetivo foi desvelar sentidos construídos a partir da mediação cultural para a infância, tendo como fio condutor a abordagem teórica e metodológica da cartografia. As ações foram realizadas num espaço da educação infantil da rede pública de um município na região norte de Santa Catarina, com crianças de 4 a 5 anos. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada por meio de mediações culturais contemplando as linguagens/expressões das artes (dança, música e artes visuais) tendo como base uma Mostra, composta por fotografias de obras e objetos de um artista local, inseridas no acervo de um museu. O processo de pesquisa revelou pistas referentes às construções de sentidos pelas crianças, como: a ampliação da escuta dos sons produzidos de forma individual e coletiva; a identificação das dimensões visuais como curto/comprido, fino/grosso, largo/estreito, vazio/cheio, leve/pesado, volume, e a relação do corpo com o espaço, com outros corpos, com o movimento e com os ritmos musicais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Cristina Viana, Universidade da Região de Joinville - Univille Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE, 2016); Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSC, 2011); Graduada em Tecnologia em Sistemas da Informação e Comunicação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2008); Graduanda de Filosofia (UFSC); Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE (UNIVILLE); e Técnica Administrativa em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC).

Silvia Sell Duarte Pillotto, Universidade da Região de Joinville - Univille

Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança - IEC na Universidade do MINHO - UMINHO, Braga/Portugal em 2007/2008. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003); Mestre em Educação (Currículo) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1997) Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1992); Graduada em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC (1983) Professora titular nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação; Pesquisadora e Coordenadora de Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE, possui experiência nas áreas de Artes, Gestão, Currículo, Avaliação; Infância e Arte/Educação. Avaliadora do INEP, atua nos seguintes níveis da educação: educação superior e pós-graduação. Autora de vários livros publicados, desenvolve formação continuada e consultoria nas áreas citadas.

Jane Mery Richter Voigt, Universidade da Região de Joinville - Univille

Doutora em Educação, área de concentração Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2012). Mestre em Educação na linha de pesquisa Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2004). Licenciada em Matemática pela Fundação Educacional da Região de Joinville - FURJ (1991). É professora titular da Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE, atuando no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação, em cursos de graduação e como pesquisadora e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE. Tem experiência na área de ensino de Matemática na educação básica e no ensino superior, na coordenação pedagógica, na formação de professores. Desenvolve pesquisas envolvendo temas como: currículo, práticas educativas, políticas públicas, Arte/Educação, formação de professores e Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2017-09-09

Como Citar

Viana, D. C., Pillotto, S. S. D., & Voigt, J. M. R. (2017). UMA ABORDAGEM CARTOGRÁFICA PARA A INFÂNCIA: MEDIAÇÃO CULTURAL E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS. Reflexão E Ação, 25(3), 110-130. https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9696

Edição

Seção

Pesquisas em Educação: perspectivas teórico-metodológicas