UN ABORDAJE CARTOGRÁFICO PARA LA INFANCIA: MEDIACIÓN CULTURAL Y CONSTRUCCIÓN DE SENTIDOS

Autores/as

  • Daniela Cristina Viana Universidade da Região de Joinville - Univille Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Silvia Sell Duarte Pillotto Universidade da Região de Joinville - Univille
  • Jane Mery Richter Voigt Universidade da Região de Joinville - Univille

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9696

Palabras clave:

Prácticas Educativas, Cartografía, Mediación Cultural.

Resumen

Este artículo presenta una investigación cuyo objetivo fue desvelar sentidos construidos desde la mediación cultural para la infancia, teniendo como hilo conductor el abordaje teórico y metodológico de la cartografía. Las acciones fueron realizadas en un espacio de la educación infantil de la red pública de un municipio en la región norte de Santa Catarina, con niños de 4 a 5 años. La investigación, de cuño cualitativo, fue realizada por medio de mediaciones culturales contemplando los lenguajes/expresiones de las artes (danza, música y artes visuales) teniendo como base una Muestra, compuesta por fotografías de obras y objetos de un artista local, insertadas en el acervo de un museo. El proceso de investigación reveló pistas referentes a las construcciones de sentidos por los niños, como: la ampliación del oír de los sonidos producidos de forma individual y colectiva; la identificación de las dimensiones visuales como corto/largo, fino/grueso, largo/estrecho, vacío/lleno, liviano/pesado, volumen, y la relación del cuerpo con el espacio, con otros cuerpos, con el movimiento y con los ritmos musicales.

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Biografía del autor/a

Daniela Cristina Viana, Universidade da Região de Joinville - Univille Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE, 2016); Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSC, 2011); Graduada em Tecnologia em Sistemas da Informação e Comunicação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2008); Graduanda de Filosofia (UFSC); Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE (UNIVILLE); e Técnica Administrativa em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC).

Silvia Sell Duarte Pillotto, Universidade da Região de Joinville - Univille

Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança - IEC na Universidade do MINHO - UMINHO, Braga/Portugal em 2007/2008. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003); Mestre em Educação (Currículo) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1997) Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1992); Graduada em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC (1983) Professora titular nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação; Pesquisadora e Coordenadora de Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE, possui experiência nas áreas de Artes, Gestão, Currículo, Avaliação; Infância e Arte/Educação. Avaliadora do INEP, atua nos seguintes níveis da educação: educação superior e pós-graduação. Autora de vários livros publicados, desenvolve formação continuada e consultoria nas áreas citadas.

Jane Mery Richter Voigt, Universidade da Região de Joinville - Univille

Doutora em Educação, área de concentração Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2012). Mestre em Educação na linha de pesquisa Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2004). Licenciada em Matemática pela Fundação Educacional da Região de Joinville - FURJ (1991). É professora titular da Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE, atuando no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação, em cursos de graduação e como pesquisadora e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE. Tem experiência na área de ensino de Matemática na educação básica e no ensino superior, na coordenação pedagógica, na formação de professores. Desenvolve pesquisas envolvendo temas como: currículo, práticas educativas, políticas públicas, Arte/Educação, formação de professores e Educação Matemática.

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Publicado

2017-09-09

Cómo citar

Viana, D. C., Pillotto, S. S. D., & Voigt, J. M. R. (2017). UN ABORDAJE CARTOGRÁFICO PARA LA INFANCIA: MEDIACIÓN CULTURAL Y CONSTRUCCIÓN DE SENTIDOS. Reflexão E Ação, 25(3), 110-130. https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9696

Número

Sección

Pesquisas em Educação: perspectivas teórico-metodológicas