PESQUISA EM EDUCAÇÃO: DESAFIOS TEÓRICOMETODOLÓGICOS E CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA BAKHTINIANA

Autores

  • Maria Nilceia Andrade Vieira Universidade federal do Espírito Santo. Faculdade Estácio de Vila Velha - ES. Prefeitura Municipal de Vitória - ES.
  • Valdete Côco Universidade federal do Espírito Santo
  • Silvana Ventorim Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9707

Palavras-chave:

Metodologia, Pesquisa em educação, Ética.

Resumo

Este artigo aborda as contribuições da perspectiva teórico-metodológica bakhtiniana (BAKHTIN, 2009; 2010; 2011; 2013) no desenvolvimento de pesquisas no campo educacional, destacando o percurso de uma pesquisa que tematiza a interlocução entre a avaliação institucional e a formação continuada na Educação Infantil. Pautando-se nas concepções de responsividade, excedente de visão, alteridade e relações dialógicas, o texto focaliza os princípios éticos articulados ao delineamento dos procedimentos metodológicos e à interação com os sujeitos participantes. As discussões apresentadas evidenciam que o aporte bakhtiniano, além de apoiar a trajetória desse processo investigativo em direção aos seus objetivos, constituiu-se como suporte formativo para as próprias questões metodológicas e seus entrelaçamentos com os diferentes movimentos da pesquisa.

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Biografia do Autor

Maria Nilceia Andrade Vieira, Universidade federal do Espírito Santo. Faculdade Estácio de Vila Velha - ES. Prefeitura Municipal de Vitória - ES.

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo; integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores - GRUFAE; Professora da Faculdade Estácio de Vila Velha. Pedagoga na Educação Infantil - prefeitura Municipal de Vitória - ES.

Valdete Côco, Universidade federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense; Professora vinculada ao Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e ao Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo

Silvana Ventorim, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo

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Publicado

2017-09-09

Como Citar

Vieira, M. N. A., Côco, V., & Ventorim, S. (2017). PESQUISA EM EDUCAÇÃO: DESAFIOS TEÓRICOMETODOLÓGICOS E CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA BAKHTINIANA. Reflexão E Ação, 25(3), 10-27. https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9707

Edição

Seção

Pesquisas em Educação: perspectivas teórico-metodológicas