ESTADO DO CONHECIMENTO COMO PERSPECTIVA CRÍTICA PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: “EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS” EM QUESTÃO

Autores

  • Moema Gomes Moraes Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Joana Peixoto Instituto Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9722

Palavras-chave:

Educação e tecnologias, Estado do conhecimento, Método dialético, Pesquisas em educação.

Resumo

O propósito deste artigo é refletir, a partir das contribuições emergentes de uma pesquisa do tipo “estado do conhecimento”, sobre algumas das fragilidades teórico-metodológicas que têm sido identificadas nas pesquisas em educação, quais sejam: a) “sincretismo teórico”, expresso pela falta de rigor teórico e de clareza epistemológica na construção do objeto de estudo e, por consequência, b) dispersão metodológica, considerando que as metodologias de pesquisa nem sempre são orientandas pelas concepções teóricas expressamente adotadas. A partir de considerações acerca da pesquisa educacional no Brasil, o tema será desenvolvido tomando como base um estado do conhecimento que visou identificar a gênese e o movimento de constituição da temática “educação e tecnologias” nas teses publicadas em programas de pós-graduação em educação no Brasil, no período de 2008 a 2013.

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Biografia do Autor

Moema Gomes Moraes, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Educação (PUCGO). Professora no departamento de Matemática do Centro de Ensino e Pesquisas Aplicados à Educação da UFG. Professora no mestrado em Educação em Ciências e Matemática (UFG) e no mestrado em Ensino na Educação Básica. É pesquisadora do Kadjót - Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação

Joana Peixoto, Instituto Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Paris 8. Professora no Mestrado em Educação Para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás e colaboradora no Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Educação da PUC GOIÁS. É líder do Kadjót - Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação

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Publicado

2017-09-09

Como Citar

Moraes, M. G., & Peixoto, J. (2017). ESTADO DO CONHECIMENTO COMO PERSPECTIVA CRÍTICA PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: “EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS” EM QUESTÃO. Reflexão E Ação, 25(3), 321-338. https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9722

Edição

Seção

Pesquisas em Educação: perspectivas teórico-metodológicas