ESTADO DO CONHECIMENTO COMO PERSPECTIVA CRÍTICA PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: “EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS” EM QUESTÃO
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9722Palavras-chave:
Educação e tecnologias, Estado do conhecimento, Método dialético, Pesquisas em educação.Resumo
O propósito deste artigo é refletir, a partir das contribuições emergentes de uma pesquisa do tipo “estado do conhecimento”, sobre algumas das fragilidades teórico-metodológicas que têm sido identificadas nas pesquisas em educação, quais sejam: a) “sincretismo teórico”, expresso pela falta de rigor teórico e de clareza epistemológica na construção do objeto de estudo e, por consequência, b) dispersão metodológica, considerando que as metodologias de pesquisa nem sempre são orientandas pelas concepções teóricas expressamente adotadas. A partir de considerações acerca da pesquisa educacional no Brasil, o tema será desenvolvido tomando como base um estado do conhecimento que visou identificar a gênese e o movimento de constituição da temática “educação e tecnologias” nas teses publicadas em programas de pós-graduação em educação no Brasil, no período de 2008 a 2013.Downloads
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