A PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVO-CRÍTICA COMO PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E FORMAÇÃO-AUTOFORMAÇÃO EM CONTEXTO

Autores

  • Edson Pantaleão Universidade Federal do Espirito Santo
  • Reginaldo Celio Sobrinho Universidade federal do Espírito Santo
  • Nubia Rosetti do Nascimento Gomes Prefeitura Municipal de Vitoria/ES

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9723

Palavras-chave:

Pesquisa-ação colaborativo-crítica, Perspectiva teórico-metodológica, Pesquisa, Formação.

Resumo

Objetivamos estimular o conhecimento e o debate sobre as contribuições que a pesquisa-ação colaborativo-crítica pode trazer para o desenvolvimento de investigações sobre diferentes temas pertinentes do campo educacional. No cumprimento desse propósito, sistematizamos reflexões sobre essa perspectiva investigativa, referenciando-nos especialmente na teoria da vida cotidiana desenvolvida por Agnes Heller (1977; 1992) e na teoria do conhecimento elaborada por Henri Lefebvre (1968; 1995). Encontramos nesses autores importantes indicativos para compreendermos como a dialética – esfera da vida cotidiana e não cotidiana da vida – se expressa nos modos de realizar a “escola para todos” nos anos recentes. Ademais, fundamentados na perspectiva desses autores no escopo da pesquisa-ação colaborativo-crítica, compreendemos o trabalho investigativo como uma possibilidade de promover processos contínuos de produção de conhecimento e formação-autoformação em contexto.

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Biografia do Autor

Edson Pantaleão, Universidade Federal do Espirito Santo

Possui graduação em Pedagogia e Psicologia pela UFES (1990 e 1993), especialização em educação (Administração, Supervisão e Orientação Educacional) pela UFES, Mestrado e Doutorado em Educação (1999 e 2009, respectivamente), pela UFES/PPGE, e Pós-doutorado em Educação pela UFRGS. É membro do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial (NEESP) e do Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo (LAGEBES) do Centro de Educação/UFES. É líder do grupo de pesquisa (CNPq): Políticas, Gestão e Inclusão Escolar: contextos e processos sociais (UFES

Reginaldo Celio Sobrinho, Universidade federal do Espírito Santo

Graduação em Pedagogia com habiliatação em Educação Especial, pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), mestrado em Educação (2004) e doutorado em Educação (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espirito Santo. Pos-Doutorado em Educação, pela Universidade Federal da Grande Dourados/MS.

Nubia Rosetti do Nascimento Gomes, Prefeitura Municipal de Vitoria/ES

Mestre em Educação, Pedagoga do Sistema Municipal de Educação de Vitoria/ES

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Publicado

2017-09-09

Como Citar

Pantaleão, E., Sobrinho, R. C., & Gomes, N. R. do N. (2017). A PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVO-CRÍTICA COMO PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E FORMAÇÃO-AUTOFORMAÇÃO EM CONTEXTO. Reflexão E Ação, 25(3), 131-146. https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9723

Edição

Seção

Pesquisas em Educação: perspectivas teórico-metodológicas