ASPECTOS METODOLÓGICOS E ÉTICOS DE UMA PESQUISA SOBRE MUDANÇA DE ATITUDES SOCIAIS DE PROFESSORES E ESTUDANTES EM RELAÇÃO À INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9727Palavras-chave:
Metodologia de pesquisa, Ética em pesquisa, Delineamento quase experimental, Pesquisas com crianças, Mudança de atitudes sociais.Resumo
Este artigo discute aspectos metodológicos e éticos de uma pesquisa que analisou os efeitos de uma capacitação de professores para administrar um programa informativo a seus alunos sobre as atitudes sociais de ambas as partes em relação à inclusão. São discutidas questões relacionadas a tipo de delineamento adotado e suas vantagens, momentos de mensuração utilizados (pré-teste, pós-teste e follow up), replicação intra-delineamento e série histórica desenvolvida para fortalecer a confiabilidade do estudo, os professores participantes como colaboradores na pesquisa com os alunos e a alternativa para atender a demanda ética. Concluiu-se que é possível, na concepção de uma pesquisa, levar rigorosamente em conta um delineamento cuidadoso que permita uma maior confiabilidade dos resultados e, ao mesmo tempo, criar estratégias para atender a demandas éticas, minimizando ou eliminando a possibilidade de situações excludentes durante o estudo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.