ASPECTOS METODOLÓGICOS E ÉTICOS DE UMA PESQUISA SOBRE MUDANÇA DE ATITUDES SOCIAIS DE PROFESSORES E ESTUDANTES EM RELAÇÃO À INCLUSÃO

Autores

  • Camila Mugnai Vieira FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA (FAMEMA)
  • Sadao Omote Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP – Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9727

Palavras-chave:

Metodologia de pesquisa, Ética em pesquisa, Delineamento quase experimental, Pesquisas com crianças, Mudança de atitudes sociais.

Resumo

Este artigo discute aspectos metodológicos e éticos de uma pesquisa que analisou os efeitos de uma capacitação de professores para administrar um programa informativo a seus alunos sobre as atitudes sociais de ambas as partes em relação à inclusão. São discutidas questões relacionadas a tipo de delineamento adotado e suas vantagens, momentos de mensuração utilizados (pré-teste, pós-teste e follow up), replicação intra-delineamento e série histórica desenvolvida para fortalecer a confiabilidade do estudo, os professores participantes como colaboradores na pesquisa com os alunos e a alternativa para atender a demanda ética. Concluiu-se que é possível, na concepção de uma pesquisa, levar rigorosamente em conta um delineamento cuidadoso que permita uma maior confiabilidade dos resultados e, ao mesmo tempo, criar estratégias para atender a demandas éticas, minimizando ou eliminando a possibilidade de situações excludentes durante o estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Mugnai Vieira, FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA (FAMEMA)

DOCENTE E CHEFE DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DA FAMEMA; DOUTORA EM EDUCAÇÃO PELA UNESP/MARÍLIA

Sadao Omote, Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP – Campus de Marília

Livre-docente e Professor Titular em Educação Especial pela Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Campus de Marília. Professor Orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP – Campus de Marília.

Downloads

Publicado

2017-09-09

Como Citar

Vieira, C. M., & Omote, S. (2017). ASPECTOS METODOLÓGICOS E ÉTICOS DE UMA PESQUISA SOBRE MUDANÇA DE ATITUDES SOCIAIS DE PROFESSORES E ESTUDANTES EM RELAÇÃO À INCLUSÃO. Reflexão E Ação, 25(3), 299-320. https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9727

Edição

Seção

Pesquisas em Educação: perspectivas teórico-metodológicas