PEBA: A ARTE E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Carla Carvalho Universidade Regional de Blumenau
  • Charles Immianovsky Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9729

Palavras-chave:

Pesquisa, Educação, PEBA, A/r/tografia.

Resumo

Este artigo tem como temática central a perspectiva metodológica conhecida como Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA). Contextualiza-se a PEBA no campo da pesquisa e da pesquisa em Educação, apresentam-se os aspectos epistemológico-metodológicos que a caracterizam (HERNÁNDEZ, 2013; DIAS, 2013; IRWIN, 2013a; OLIVEIRA, 2013; BARONE; EISNER, 2006) e as implicações dessa perspectiva para pesquisa na área da Educação. Ainda, o texto aprofunda a temática ao abordar a A/r/tografia, um dos métodos da PEBA. Quanto à A/r/tografia, localizam-se os pontos de referência dos estudos no âmbito internacional e nacional, seu campo epistemológico e metodológico e as implicações da prática a/r/tográfica no contexto da PEBA (DIAS, 2013; IRWIN, 2013a, 2013b; HERNÁNDEZ, 2013; OLIVEIRA, 2013; TOURINHO, 2013a, 2013b). Além de fornecer subsídio teórico para a compreensão das características e das implicações dessa metodologia para a pesquisa em educação, este trabalho demonstra que a PEBA tem atraído o olhar de estudiosos interessados em novas metodologias de pesquisa e, se desenvolvido principalmente por meio da A/r/tografia, é um dos métodos da PEBA já sistematizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Carvalho, Universidade Regional de Blumenau

Dra. em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora do Programa de Pós- Graduação em Educação e do Departamento de Artes da Universidade Regional de Blumenau, SC.

Charles Immianovsky, Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí. Professor no Instituto Federal Catarinense – Campus Luzerna.

Downloads

Publicado

2017-09-09

Como Citar

Carvalho, C., & Immianovsky, C. (2017). PEBA: A ARTE E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Reflexão E Ação, 25(3), 221-236. https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9729

Edição

Seção

Pesquisas em Educação: perspectivas teórico-metodológicas