A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA ATOR-REDE PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9739Palavras-chave:
Rede sociotécnica, Desierarquização dos saberes, Antropologia das ciências e das técnicas, Social, Não-humano.Resumo
Este artigo busca discutir, à luz da teoria ator-rede – opção teórico-metodológica do campo da antropologia das ciências e das técnicas baseada na etnografia de objetos –, os limites e as possibilidades de pesquisas, em especial, em educação. Para tal, são apresentadas seis noções chave que orientam a realização de investigações de um modo mais democrático, evidenciando, dessa forma, a indissociabilidade entre escolha epistemológica e escolha política. Considera-se que os procedimentos aqui discutidos também podem trazer contribuições significativas no sentido de redesenhar as fronteiras entre humano e nãohumano e de desfazer como absolutas dicotomias como natureza/sociedade, conhecimento científico/conhecimento popular, ciência/arte.Downloads
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