Full-time Integral High School: socio-emotional competence for an Integral Education?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16378

Keywords:

Curricular Policies, Integral Education, High-School, Curriculum, Socio-emotional Competence

Abstract

This article proposes a discussion regarding a socio-emotional component as a skill to be developed by Full-time Integral High School (EMITI) students for an integral formation in the relationship between the world of work and school. The study is based on curriculum policies, and on curriculum and youth research. Documentary analysis and interviews with EMITI professors indicated a growing centrality regarding the socio-emotional aspect in curricula, which is indispensable for subject insertion into the job market, as a result of international organizations pressure and public-private partnerships in the elaboration and conduction of the curriculum.

 

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Author Biographies

Daniel de Souza França, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Mestre em Educação na linha de pesquisa Políticas e Práticas Educativas pela Universidade da Região de Joinville: Univille (2019). Licenciado em Letras Português-Inglês pelo Centro Universitário Teresa D`Ávila (2011). É professor de língua inglesa na rede privada de ensino. Membro do grupo de pesquisa em Estudos curriculares, Docência e Tecnologia - GECDOTE. Membro do Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina - OEMESC. Pesquisa na área de politicas curriculares para o Ensino Médio.

Jane Mery Richter Voigt, Universidade da Região de Joinville

Pós-Doutora em Ciências da Educação na especialidade Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho - UMINHO, Braga, Portugal (2018).Doutora em Educação, área de concentração Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2012). Mestre em Educação na linha de pesquisa Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2004). Licenciada em Matemática pela Fundação Educacional da Região de Joinville - FURJ (1991). É professora titular da Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, em cursos de graduação e como pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Estudos Curriculares, Docência e Tecnologias - GECDOTE. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora geral do Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina - OEMESC. Tem experiência no ensino de graduação e pós-graduação, na área de ensino de Matemática na educação básica e no ensino superior e na formação de professores. Desenvolve pesquisas envolvendo temas como: currículo, políticas e práticas curriculares, autonomia e flexibilidade curricular, práticas educativas na Educação Básica.

Published

2022-05-30

How to Cite

França, D. de S., & Voigt, J. M. R. (2022). Full-time Integral High School: socio-emotional competence for an Integral Education?. Reflexão E Ação, 30(2), 6-20. https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16378

Issue

Section

Artigos do Fluxo