Ensino Médio Integral em Tempo Integral: competência socioemocional para uma educação integral?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16378

Palavras-chave:

Política curricular, Ensino integral, Ensino Médio, Currículo, Competência socioemocional

Resumo

Este artigo propõe a discussão sobre o componente socioemocional como competência a ser desenvolvida pelos estudantes do Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) para uma formação integral na relação entre mundo do trabalho e escola. O estudo tem como base pesquisas sobre as políticas curriculares, o currículo e as juventudes. A análise documental e as entrevistas com professores do EMITI apontam para uma crescente centralidade do aspecto socioemocional nos currículos e indispensável para a inserção do sujeito no mercado de trabalho, resultado de pressões de organismos internacionais e parcerias público-privadas na elaboração e condução do currículo.

 

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Biografia do Autor

Daniel de Souza França, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Mestre em Educação na linha de pesquisa Políticas e Práticas Educativas pela Universidade da Região de Joinville: Univille (2019). Licenciado em Letras Português-Inglês pelo Centro Universitário Teresa D`Ávila (2011). É professor de língua inglesa na rede privada de ensino. Membro do grupo de pesquisa em Estudos curriculares, Docência e Tecnologia - GECDOTE. Membro do Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina - OEMESC. Pesquisa na área de politicas curriculares para o Ensino Médio.

Jane Mery Richter Voigt, Universidade da Região de Joinville

Pós-Doutora em Ciências da Educação na especialidade Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho - UMINHO, Braga, Portugal (2018).Doutora em Educação, área de concentração Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2012). Mestre em Educação na linha de pesquisa Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2004). Licenciada em Matemática pela Fundação Educacional da Região de Joinville - FURJ (1991). É professora titular da Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, em cursos de graduação e como pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Estudos Curriculares, Docência e Tecnologias - GECDOTE. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora geral do Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina - OEMESC. Tem experiência no ensino de graduação e pós-graduação, na área de ensino de Matemática na educação básica e no ensino superior e na formação de professores. Desenvolve pesquisas envolvendo temas como: currículo, políticas e práticas curriculares, autonomia e flexibilidade curricular, práticas educativas na Educação Básica.

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Publicado

2022-05-30

Como Citar

França, D. de S., & Voigt, J. M. R. (2022). Ensino Médio Integral em Tempo Integral: competência socioemocional para uma educação integral?. Reflexão E Ação, 30(2), 6-20. https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16378

Edição

Seção

Artigos do Fluxo