Educación Secundaria Integral en Tiempo Integral: ¿competencia socioemocional para una educación integral?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16378

Palabras clave:

Política curricular, Enseñanza Integral, Educación Secundaria, Currículo, Competencia socioemocional

Resumen

Este artículo propone una discusión sobre el componente socio emocional como competencia a ser desarrollada por los estudiantes de la Educación Secundaria Integral en Tiempo Integral (EMITI) para una formación integral en la relación entre el mundo del trabajo y la escuela. El estudio tiene como base las investigaciones sobre las políticas curriculares, el currículo y las juventudes. El análisis documental, y las entrevistas con profesores del EMITI apuntan hacia una creciente centralidad del aspecto socioemocional en los currículos e indispensables para la inserción del sujeto en el mercado de trabajo, resultado de presioes de organismos internacionales y asociaciones públicas-privadas en la elaboración y conducción del currículo.

 

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Biografía del autor/a

Daniel de Souza França, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Mestre em Educação na linha de pesquisa Políticas e Práticas Educativas pela Universidade da Região de Joinville: Univille (2019). Licenciado em Letras Português-Inglês pelo Centro Universitário Teresa D`Ávila (2011). É professor de língua inglesa na rede privada de ensino. Membro do grupo de pesquisa em Estudos curriculares, Docência e Tecnologia - GECDOTE. Membro do Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina - OEMESC. Pesquisa na área de politicas curriculares para o Ensino Médio.

Jane Mery Richter Voigt, Universidade da Região de Joinville

Pós-Doutora em Ciências da Educação na especialidade Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho - UMINHO, Braga, Portugal (2018).Doutora em Educação, área de concentração Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2012). Mestre em Educação na linha de pesquisa Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2004). Licenciada em Matemática pela Fundação Educacional da Região de Joinville - FURJ (1991). É professora titular da Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, em cursos de graduação e como pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Estudos Curriculares, Docência e Tecnologias - GECDOTE. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora geral do Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina - OEMESC. Tem experiência no ensino de graduação e pós-graduação, na área de ensino de Matemática na educação básica e no ensino superior e na formação de professores. Desenvolve pesquisas envolvendo temas como: currículo, políticas e práticas curriculares, autonomia e flexibilidade curricular, práticas educativas na Educação Básica.

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Publicado

2022-05-30

Cómo citar

França, D. de S., & Voigt, J. M. R. (2022). Educación Secundaria Integral en Tiempo Integral: ¿competencia socioemocional para una educación integral?. Reflexão E Ação, 30(2), 6-20. https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16378

Número

Sección

Artigos do Fluxo