The power of narrative methodology: “alice in wonderland” lessons

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19859

Keywords:

investigative paths, narrative research, teacher training, postgraduate studies

Abstract

This article analyzes the power of narrative research in the teaching field, based on discussion in ongoing investigations in collective supervision activities conducted by students taking the professional master's course. The analytical corpus is composed of texts about the methodological choice produced by the group, and reveals questionings, uncertainties and reflections on their processes of transformation and formation (Souza, 2019). The theoretical study was based on the writings of Reis (2023), Prezotto, Chautz and Serodio (2015), Serodio and Prado (2017), Miranda and Mello (2018), among others, alongside the narrative of teaching

Reflexão e Ação [ISSN 1982-9949]. Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 2, p. xx-xx, mai./ago. 2024.

https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index

Reflexão e Ação [ISSN 1982-9949]. Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 2, p. xx-xx, mai./ago. 2024.

https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index

 

 

Este conteúdo é licenciado sob forma

de uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional

 

 

https://doi.org/10.17058/rea.xxxxxxxxxx

 

Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 2, p. xx-xx, mai./ago. 2024.

ISSN: 1982-9949

 

 

 

 

 

BAIXE O ARQUIVO PARA EDITÁ-LO

Arquivo>baixar>microsoft word

 

 

 

 

 

BAIXE O ARQUIVO PARA EDITÁ-LO

Arquivo>baixar>microsoft word

 

Reflexão e Ação [ISSN 1982-9949]. Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 2, p. xx-xx, mai./ago. 2024.

https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index

Reflexão e Ação [ISSN 1982-9949]. Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 2, p. xx-xx, mai./ago. 2024.

https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index

 

 

Este conteúdo é licenciado sob forma

de uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional

 

 

https://doi.org/10.17058/rea.xxxxxxxxxx

 

Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 2, p. xx-xx, mai./ago. 2024.

ISSN: 1982-9949

experiences reinterpreted in dialogues with the knowledge from/in different space-time, and the voices that permeate the contexts of production in everyday school life. The discursive perspective of language (Bakhtin/Voloshinov, 1997; Bakhtin, 2011, 2019) and literacy has contributed to the reflection on the conceptions of learning and teaching, which are illuminated in the research process. The theoretical concepts elucidate the movement of constructing new knowledge, in which research is a founding part of the formative process, because, like Alices, we seek provisional answers that help us understand the world and transform it.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Claudia Cristina dos Santos Andrade, PPGEB - CAP -UERJ

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2000) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente, é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ), no Departamento de Ensino Fundamental (DEF) do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ), atuando desde 1996 na Educação Básica, nas licenciaturas e desde 2014, no Programa de Pós Graduação em Ensino de Educação Básica (PPGEB/CAP/UERJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino/aprendizagem da leitura e da escrita em face dos elementos culturais, desenvolvendo os seguintes temas: ensino-aprendizagem dos diferentes componentes curriculares dos anos iniciais do Ensino Fundamental; alfabetização e processos de formação do leitor; formação de professores(inicial e continuada), mídia-educação, cinema-educação; acesso aos bens culturais e suas relações com a escola. Coordena o Grupo de Grupo de Estudos em Práticas Educativas, Juventudes e Infâncias (GEPEJI) e é membro do grupo de pesquisa Linguagem, cultura e práticas educativas(UFF).

Isabella Coelho Figueiredo, PPGEB-CAp-UERJ

Cursando mestrado profissional no Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica pelo Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2017) e especialização em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2019). É professora do Ensino Fundamental, no ciclo de alfabetização, na Rede Pública Municipal de Educação de Niterói/RJ. Tem experiência na área da educação, destacando-se os seguintes temas em seu percurso: narrativas docentes, planejamento, roda de conversa e alfabetização.

Eliane Machado Pimenta, PPGEB-CAp-UERJ

Cursa Mestrado Profissional no Programa de Pós Graduação em Ensino de Educação Básica (PPGEB-CAp-UERJ). Possui Pós-Graduação em Educação Infantil e Creches pela PUC/RJ (2001) e graduação em Pedagogia pela Faculdade Souza Marques (1998). Dirige a Acreditar Escola Cristã e é professora aposentada na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de educação onde também atua com consultoria pedagógica. Ministrou palestras para professores das redes públicas de vários municípios fluminenses pela editoras Moderna e Saraiva, abordando assuntos com ênfase na formação do leitor e cotidiano escolar. Em 2017 participou como convidada especialista do programa: Interações Pedagógicas Alfabetização - Multirio. Em 2001 e 2002 participou como convidada debatedora de programas televisivos como: Salto para o futuro - TV Brasil. Escreveu e publicou textos para os programas televisivos dos quais participou: Nos arredores da escola também se aprende - TV Brasil e Qual o lugar da literatura na escola? - Multirio. Estreou como escritora para o público infantil em 2009, lançando o livro: O Bicho-Medo e seu segredo - Ed. Manati; posteriormente lançou Quem é ela? - Ed. Brinque Book, 2012. Em 2012 participou do intercâmbio com a Colômbia, ao vencer, como professora de sala de leitura do CIEP Oswald de Andrade, o prêmio Escola de Leitores, promovido em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e o Instituto C&A, visando aprofundar estudos sobre a formação de leitores literários e conhecer as experiências das Bibliotecas Parque. Pesquisa a formação do leitor, processos de aprendizagem e literatura.

Published

2025-02-27

How to Cite

Andrade, C. C. dos S. ., Figueiredo, I. C. ., & Pimenta, E. M. . (2025). The power of narrative methodology: “alice in wonderland” lessons. Reflexão E Ação, 32(2), 200-216. https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19859

Issue

Section

v.32, n.3 de 2024: “Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidian