A potência da metodologia narrativa: lições de “alice no país das maravilhas”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19859

Palavras-chave:

percursos investigativos, pesquisa narrativa, formação docente, pós-graduação

Resumo

Este artigo analisa a potência da pesquisa narrativa na área de ensino, a partir de sua discussão em investigações em andamento, realizadas por orientandas do curso de mestrado profissional nas atividades de orientação coletiva. O corpus analítico é composto por textos produzidos pelo grupo sobre a escolha metodológica, revelando questionamentos, incertezas e reflexões sobre seus processos de transformação e formação (Souza, 2019). O estudo teórico teve como eixo os escritos de Reis (2023), Prezotto, Chautz e Serodio (2015), Serodio e Prado (2017), Miranda e Mello (2018), dentre outros, ao lado da narração das experiências docentes ressignificadas em diálogo com os saberes de/em diferentes espaços-tempo, e as vozes que permeiam os contextos de produção no cotidiano escolar. A perspectiva discursiva de linguagem (Bakhtin/Voloshinov, 1997; Bakhtin, 2011, 2019) e de alfabetização têm contribuído para a reflexão sobre as concepções de aprendizagem e ensino, que são iluminadas no processo de pesquisa. Os conceitos teóricos esclarecem o movimento de construção de novos conhecimentos, em que a pesquisa é parte fundante do processo formativo, pois, como Alices, buscamos provisórias respostas que nos ajudem a compreender o mundo e transformá-lo.

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Biografia do Autor

Claudia Cristina dos Santos Andrade, PPGEB - CAP -UERJ

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2000) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente, é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ), no Departamento de Ensino Fundamental (DEF) do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ), atuando desde 1996 na Educação Básica, nas licenciaturas e desde 2014, no Programa de Pós Graduação em Ensino de Educação Básica (PPGEB/CAP/UERJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino/aprendizagem da leitura e da escrita em face dos elementos culturais, desenvolvendo os seguintes temas: ensino-aprendizagem dos diferentes componentes curriculares dos anos iniciais do Ensino Fundamental; alfabetização e processos de formação do leitor; formação de professores(inicial e continuada), mídia-educação, cinema-educação; acesso aos bens culturais e suas relações com a escola. Coordena o Grupo de Grupo de Estudos em Práticas Educativas, Juventudes e Infâncias (GEPEJI) e é membro do grupo de pesquisa Linguagem, cultura e práticas educativas(UFF).

Isabella Coelho Figueiredo, PPGEB-CAp-UERJ

Cursando mestrado profissional no Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica pelo Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2017) e especialização em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2019). É professora do Ensino Fundamental, no ciclo de alfabetização, na Rede Pública Municipal de Educação de Niterói/RJ. Tem experiência na área da educação, destacando-se os seguintes temas em seu percurso: narrativas docentes, planejamento, roda de conversa e alfabetização.

Eliane Machado Pimenta, PPGEB-CAp-UERJ

Cursa Mestrado Profissional no Programa de Pós Graduação em Ensino de Educação Básica (PPGEB-CAp-UERJ). Possui Pós-Graduação em Educação Infantil e Creches pela PUC/RJ (2001) e graduação em Pedagogia pela Faculdade Souza Marques (1998). Dirige a Acreditar Escola Cristã e é professora aposentada na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de educação onde também atua com consultoria pedagógica. Ministrou palestras para professores das redes públicas de vários municípios fluminenses pela editoras Moderna e Saraiva, abordando assuntos com ênfase na formação do leitor e cotidiano escolar. Em 2017 participou como convidada especialista do programa: Interações Pedagógicas Alfabetização - Multirio. Em 2001 e 2002 participou como convidada debatedora de programas televisivos como: Salto para o futuro - TV Brasil. Escreveu e publicou textos para os programas televisivos dos quais participou: Nos arredores da escola também se aprende - TV Brasil e Qual o lugar da literatura na escola? - Multirio. Estreou como escritora para o público infantil em 2009, lançando o livro: O Bicho-Medo e seu segredo - Ed. Manati; posteriormente lançou Quem é ela? - Ed. Brinque Book, 2012. Em 2012 participou do intercâmbio com a Colômbia, ao vencer, como professora de sala de leitura do CIEP Oswald de Andrade, o prêmio Escola de Leitores, promovido em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e o Instituto C&A, visando aprofundar estudos sobre a formação de leitores literários e conhecer as experiências das Bibliotecas Parque. Pesquisa a formação do leitor, processos de aprendizagem e literatura.

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Publicado

2025-02-27

Como Citar

Andrade, C. C. dos S. ., Figueiredo, I. C. ., & Pimenta, E. M. . (2025). A potência da metodologia narrativa: lições de “alice no país das maravilhas” . Reflexão E Ação, 32(2), 200-216. https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19859

Edição

Seção

v.32, n.3 de 2024: “Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidian