Atención Educacional Hospitalaria: atribuciones y contribuciones de la organización del trabajo pedagógico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16239

Palabras clave:

Educación, Docencia, Hospital, Organización del trabajo pedagógico

Resumen

Este artículo presenta una investigación de abordaje cualitativo del tipo Estado del Arte sobre la relación entre organización del trabajo pedagógico de atención educacional hospitalaria. Tuvo como objetivo mapear y analizar las atribuciones y contribuciones de la organización del trabajo pedagógico en la atención educacional hospitalaria en investigaciones académicas durante el período del 2008 al 2018. El análisis de datos permitió identificar que las atribuciones están relacionadas al proceso de enseñanza, y al aprendizaje, y las estrategias pedagógicas diferenciadas, a partir de la acción pedagógica pautada en el currículo escolar y en las necesidades educacionales específicas del estudiante hospitalizado. Como contribuciones, el estudio reveló exceder las cuestiones escolares, pues más allá de la continuidad de la vida escolar, contribuye con en el tratamiento de salud y favorece los aspectos biopsicosociales, beneficiando a la atención terapéutica

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leila Cristina Mattei Cirino, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Mestrado Profissional em Educação), Linha de Formação da Docência e Fundamentos da Prática Educativa da Universidade Federal do Paraná (2019). Pedagoga. Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos: Pedagogia, Complexidade e Educação – UFPR.

Jacques Lima Ferreira, Universidade Federal do Paraná (UFPR) Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA)

Pós-Doutor pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal, Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - linha de pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. Mestre em Tecnologia em Saúde - Mestrado Interdisciplinar pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química. Licenciado em Pedagogia e Biologia. Graduado em Medicina Veterinária. Tem experiência em Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Meios Tecnológicos na ação Docente, Mediação Pedagógica e Coordenação Pedagógica. Desenvolve Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Metodologia da Pesquisa em Educação, principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores em diferentes níveis e modalidades de Educação e Ensino, Desenvolvimento Profissional Docente, Prática Pedagógica, Tecnologias na Educação, Educação a Distância e Análise de Dados Qualitativos. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) da Universidade Federal do Paraná e Coordenador do curso de Licenciatura em Pedagogia do UNICURITIBA.

Ricardo Antunes de Sá, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Pós-Doutor em Educação. Mestre e Doutor em Educação. Pedagogo. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação - UFPR. Grupo de Pesquisa de Formação Docente, Currículo e Práticas Pedagógicas: paradigmas contemporâneos (UFPR). Grupo de Pesquisa Paradigmas Educacionais e Formação de Professores (PUCPR). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Mestrado Profissional em Educação).  

##submission.downloads##

Publicado

2022-05-30

Cómo citar

Mattei Cirino, L. C., Lima Ferreira, J., & Antunes de Sá, R. (2022). Atención Educacional Hospitalaria: atribuciones y contribuciones de la organización del trabajo pedagógico. Reflexão E Ação, 30(2), 162-178. https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16239

Número

Sección

Artigos do Fluxo