Atendimento Educacional Hospitalar: atribuições e contribuições da organização do trabalho pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16239

Palavras-chave:

Educação, Docência, Hospital, Organização do Trabalho Pedagógico

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação de abordagem qualitativa do tipo Estado da Arte sobre a relação entre organização do trabalho pedagógico e atendimento educacional hospitalar. Teve o objetivo de mapear e analisar as atribuições e contribuições da organização do trabalho pedagógico no atendimento educacional hospitalar em pesquisas acadêmicas durante período de 2008 a 2018. A análise de dados permitiu identificar que as atribuições estão relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem e as estratégias pedagógicas diferenciadas, a partir da ação pedagógica pautada no currículo escolar e nas necessidades educacionais específicas do estudante hospitalizado. Como contribuições, o estudo revelou exceder as questões escolares, pois além da continuidade da vida escolar, contribui no tratamento de saúde e favorece os aspectos biopsicossociais, beneficiando à atenção terapêutica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Cristina Mattei Cirino, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Mestrado Profissional em Educação), Linha de Formação da Docência e Fundamentos da Prática Educativa da Universidade Federal do Paraná (2019). Pedagoga. Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos: Pedagogia, Complexidade e Educação – UFPR.

Jacques Lima Ferreira, Universidade Federal do Paraná (UFPR) Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA)

Pós-Doutor pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal, Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - linha de pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. Mestre em Tecnologia em Saúde - Mestrado Interdisciplinar pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química. Licenciado em Pedagogia e Biologia. Graduado em Medicina Veterinária. Tem experiência em Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Meios Tecnológicos na ação Docente, Mediação Pedagógica e Coordenação Pedagógica. Desenvolve Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Metodologia da Pesquisa em Educação, principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores em diferentes níveis e modalidades de Educação e Ensino, Desenvolvimento Profissional Docente, Prática Pedagógica, Tecnologias na Educação, Educação a Distância e Análise de Dados Qualitativos. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) da Universidade Federal do Paraná e Coordenador do curso de Licenciatura em Pedagogia do UNICURITIBA.

Ricardo Antunes de Sá, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Pós-Doutor em Educação. Mestre e Doutor em Educação. Pedagogo. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação - UFPR. Grupo de Pesquisa de Formação Docente, Currículo e Práticas Pedagógicas: paradigmas contemporâneos (UFPR). Grupo de Pesquisa Paradigmas Educacionais e Formação de Professores (PUCPR). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Mestrado Profissional em Educação).  

Downloads

Publicado

2022-05-30

Como Citar

Mattei Cirino, L. C., Lima Ferreira, J., & Antunes de Sá, R. (2022). Atendimento Educacional Hospitalar: atribuições e contribuições da organização do trabalho pedagógico. Reflexão E Ação, 30(2), 162-178. https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16239

Edição

Seção

Artigos do Fluxo