CONHECIMENTO-SOLIDARIEDADE COMO UM SABER DOCENTE NA MODALIDADE EAD: ATITUDES, VALORES E CONDIÇÕES

Autores/as

  • Regina Trilho Otero Xavier
  • Maria Isabel da Cunha
  • Sérgio Roberto Kieling Franco

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v15i2.301

Palabras clave:

Educação a Distância, solidariedade, saberes docentes

Resumen

O presente artigo relata uma investigação que pesquisa a construção do conhecimento-solidariedade em EAD. O objetivo principal do estudo é contribuir para a implementação de ações pedagógicas em EAD na perspectiva do conhecimento-solidariedade. A partir, principalmente, dos referenciais de Boaventura Santos, Jean Piaget e Yves de La Taille procura-se compreender o que vem a ser o conhecimento-solidariedade, bem como os valores e saberes que favorecem seu desenvolvimento em ações pedagógicas de professores e alunos em EAD. Os estudos apontam que agir de acordo com o conhecimento-solidariedade exige competência cognitiva (saber ser solidário), competência afetiva (querer ser solidário) e, ainda, um contexto favorável (poder ser solidário). As conclusões evidenciam que o conhecimento–solidariedade, em ações pedagógicas na modalidade EAD, está fortemente vinculado aos saberes éticos, técnicos, pedagógicos, comunicacionais e de gestão; que se trata de um saber construído progressivamente, em experiências permeadas por respeito mútuo, reciprocidade e empatia, tendo a cooperação como principal estratégia. Mas, e fundamentalmente, que a ocorrência de ações, na perspectiva do conhecimento-solidariedade, é dependente de contextos individuais de origem complexa, pois envolvem a interação de vários aspectos interligados (como: hábitos, valores, sentimentos, capacidades,...) e de contextos coletivos dinâmicos (como ambientes cooperativos ou coercitivos, entre pares ou “superiores”, na presença de autoridade que incentiva ou que desfavorece a solidariedade). Palavras-chave: EaD, solidariedade, saberes docentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

##submission.downloads##

Publicado

2008-07-08

Cómo citar

Xavier, R. T. O., da Cunha, M. I., & Franco, S. R. K. (2008). CONHECIMENTO-SOLIDARIEDADE COMO UM SABER DOCENTE NA MODALIDADE EAD: ATITUDES, VALORES E CONDIÇÕES. Reflexão E Ação, 15(2), 68-91. https://doi.org/10.17058/rea.v15i2.301