Os jogos para o ensino de aritmética no manual ‘Didática da 1ª série’ de Amaral Fontoura

Autores

  • Cintia Schneider Universidade Federal de Santa Catarina
  • David Antonio da Costa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.11607

Palavras-chave:

Amaral Fontoura. História da Educação Matemática. Jogos para o Ensino de Aritmética. Manual Pedagógico.

Resumo

Tem-se por objetivo compreender o papel dos jogos para o ensino de aritmética no manual pedagógico ‘Didática da 1ª série’, de autoria de Amaral Fontoura, de 1958. As análises utilizam aportes da história cultural (CHARTIER, 2010), privilegiando os manuais como fonte de pesquisa (VALENTE, 2008), além dos demais aportes da história da educação matemática. Fontoura foi um autor importante, principalmente na divulgação dos pressupostos da Escola Nova, através dos seus manuais. Fontoura cita, recorrentemente, os testes ABC de Lourenço Filho, os centros de interesse, a importância da motivação e da competição. E todos estes aspectos podem ser alcançados, de acordo com o autor, com o uso dos jogos.

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Biografia do Autor

Cintia Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Instituto Federal Catarinense - Câmpus Concórdia

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Metodologia de Ensino de Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Educação Matemática. Endereço: Florianópolis – SC, Email: david.costa@ufsc.br./

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Publicado

2020-08-28

Como Citar

Schneider, C., & da Costa, D. A. (2020). Os jogos para o ensino de aritmética no manual ‘Didática da 1ª série’ de Amaral Fontoura. Reflexão E Ação, 28(3), 181-194. https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.11607

Edição

Seção

Artigos do Fluxo