As Pedagogias Decoloniais da militância na Associação dos Discentes Quilombolas (ADQ/UFPA) uma educação outra na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.17855

Palavras-chave:

Pedagogias decoloniais, Militância quilombola, Universidade

Resumo

Neste artigo tivemos por objetivo analisar as características das Pedagogias decoloniais da militância e como se configuram uma Educação Outra na Associação dos Discentes Quilombolas da Universidade Federal do Pará (ADQ/UFPA). Como metodologia, adotamos a etnografia decolonial, com o corpus da pesquisa construído a partir de observação participante e entrevistas dialógicas. Neste sentido, ao assumirmos uma antropologia comprometida com a vida nos conectamos com a Associação dos Discentes Quilombolas, com suas lutas e suas Pedagogias decoloniais da militância: “Pedagogia da coletividade”, “Pedagogia da solidariedade”, “Pedagogia do respeito” e “Pedagogia da perseverança”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Colares da Mota Neto

Professor, pesquisador e pedagogo da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Doutorando em Educação (Educação, Cultura e Sociedade) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação (Saberes Culturais e Educação na Amazônia) e graduado em Pedagogia pela UEPA. Desenvolve pesquisas na área da Educação Popular e dos Estudos Culturais, vinculado ao Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP/UEPA) e aos Grupos de Pesquisa "Constituição do Sujeito, Cultura e Educação (ECOS)" e "José Veríssimo e o Pensamento Educacional Latinoamericano" do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da UFPA. Sócio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Em seu Currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica vinculam-se às áreas da Educação Popular, da Educação de Jovens e Adultos e dos Estudos Culturais na Educação.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Como Citar

Mota Neto, J. C. da, & Rodrigues da Rosa Cruz, I. (2023). As Pedagogias Decoloniais da militância na Associação dos Discentes Quilombolas (ADQ/UFPA) uma educação outra na universidade. Reflexão E Ação, 31(2), 137-151. https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.17855

Edição

Seção

Artigos do Fluxo