PRO DIA NASCER FELIZ! ESSA É A VIDA QUE EU QUIS?! UMA REFLEXÃO E ALGUNS APONTAMENTOS

Autores

  • Iael de Souza
  • Ryan de Azevedo
  • Francisco Gleison da Costa Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.2458

Palavras-chave:

Educação, Emancipação, Classes Sociais

Resumo

O documentário “Pro dia Nascer Feliz”, produzido por João Jardim, retrata em incômodas imagens e preocupantes depoimentos, o estado de flagrante desigualdade da Educação no Brasil. Desnuda essa realidade e abre espaço para que os adolescentes, professores, diretores de escolas públicas e particulares dos grandes centros e de regiões pobres e interioranas do país exponham o modo como percebem, sentem e vivem essa situação. Através das possibilidades postas por seu enredo, a partir de uma perspectiva marxiana/gramsciana, procuraremos delinear como podemos repensar e reorientar nossa práxis socioeducativa realizando alguns questionamentos, considerações e reflexões a respeito das condições de trabalho nas escolas, da concepção de educação e do papel que desempenham os professores naquilo que deveria ser ensinado e aprendido sobre a importância de estudar, produzir conhecimento, e a importância e valor humanizador e emancipador dessas atividades.

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Biografia do Autor

Iael de Souza

Mestre em Ciências Sociais pela UNESP – Marília e professora de Sociologia da Educação, do Departamento de Educação da Universidade Federal do Piauí, Campus de Picos.

Ryan de Azevedo

Doutorando e pesquisador em Ciência da Computação pelo Centro de Informática da UFPE e professor do Departamento de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Piauí.

Francisco Gleison da Costa Monteiro

Mestre em História pela UFC – Universidade Federal do Ceará e professor de História, do Departamento de História da Universidade Federal do Piauí.

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Publicado

2013-12-18

Como Citar

Souza, I. de, Azevedo, R. de, & da Costa Monteiro, F. G. (2013). PRO DIA NASCER FELIZ! ESSA É A VIDA QUE EU QUIS?! UMA REFLEXÃO E ALGUNS APONTAMENTOS. Reflexão E Ação, 21(2), 275-301. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.2458