O DISCURSO DA DIVERSIDADE ETNICORRACIAL E O GOVERNO DAS DIFERENÇAS NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO NEGRO

Autores

  • Viviane Inês Weschenfelder
  • Elí Terezinha Henn Fabris

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.3294

Palavras-chave:

Sujeito Negro, Diversidade, Governamentalidade, Diferença

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar como se estrutura o discurso da diversidade etnicorracial no município de Venâncio Aires – RS e de que forma esse discurso contribui para a constituição do sujeito negro venâncio-airense. A análise do jornal Folha do Mate, principal mídia impressa do município em questão, permitiu identificar um deslocamento discursivo ocorrido, sobretudo, a partir do ano de 1988. Característico da Contemporaneidade, o discurso da diversidade procura evidenciar a vivência pacífica das diferentes culturas no mesmo espaço e, ao contornar qualquer sintoma de conflito que possa ocorrer por meio da diferença, ele contribui para a constituição do sujeito negro. A partir das orientações da perspectiva Pós-Estruturalista e das ferramentas analíticas de Michel Foucault, a análise deste discurso pretende possibilitar uma discussão importante no campo da Educação, especialmente com relação às formas de governamento dos indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Inês Weschenfelder

Graduada em História pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Atua como Coordenadora Pedagógica na rede municipal de ensino de Vera Cruz – RS.

Elí Terezinha Henn Fabris

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Atua como professora no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação da Unisinos.

Downloads

Publicado

2013-04-26

Como Citar

Weschenfelder, V. I., & Henn Fabris, E. T. (2013). O DISCURSO DA DIVERSIDADE ETNICORRACIAL E O GOVERNO DAS DIFERENÇAS NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO NEGRO. Reflexão E Ação, 244-262. https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.3294