A EDUCAÇÃO COMO PAIDEIA: UMA INTERROGAÇÃO SOBRE O SENTIDO DA FORMAÇÃO HUMANA

Autores

  • Silvana Bollis

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.4306

Palavras-chave:

Paideia, Formação, Educação, Cultura

Resumo

A reflexão filosófica no campo da educação faz-se necessária à formação do investigador teórico, por ser uma referência histórica e conceitual que propicia a interrogação radical das contradições relativas à produção do conhecimento e da cultura. Neste trabalho buscamos desenvolver o conceito de paideía estabelecendo uma contraposição à concepção utilitarista da educação no contexto da sociedade da informação, que visa unicamente atender às demandas do mercado de trabalho. Ao interrogar o verdadeiro sentido da formação buscando a gênese da cultura ocidental, pretendemos contribuir para o debate teórico da educação. A paideía grega como critério orientador para pensar a formação possibilita despertar a consciência crítica e o olhar para a formação como fator de humanização do homem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Bollis

Mestre em educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Vinculada ao PPGE- Programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da UFG.

Downloads

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Bollis, S. (2013). A EDUCAÇÃO COMO PAIDEIA: UMA INTERROGAÇÃO SOBRE O SENTIDO DA FORMAÇÃO HUMANA. Reflexão E Ação, 21(2), 261-274. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.4306