ATIVIDADE EDUCATIVA EM GRUPOS OPERATIVOS PARA INDIVÍDUOS COM DIABETES MELLITUS TIPO II NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.17058/rips.v5i2.17874Resumo
Introdução: O Diabetes Mellitus (DM) é um grave problema de saúde pública e se destaca entre as doenças crônicas pela grande quantidade de mortes que causa. Neste contexto, a educação em saúde, por meio dos grupos operativos, pode ser considerada uma das formas que possibilitam diminuir as consequências e sequelas decorrentes dessa doença. Objetivo: Compreender a importância dos grupos operativos na Atenção Primária à Saúde (APS) para pacientes portadores de DM tipo II, bem como o papel APS nessa prática. Métodos: Trata de um estudo de revisão integrativa, a seleção dos estudos foi realizada nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Manuais do Ministério da Saúde e busca no Google Acadêmico, a busca foi realizada no mês de agosto de 2021. Resultados: Após as buscas, 38 artigos foram elegíveis para análise. Os resultados mostram a implantação da educação em saúde como uma ferramenta que permite a construção de saberes, sendo considerada uma estratégia favorável no controle do DM. No âmbito da APS, as atividades em grupo impactam diretamente nos serviços, com envolvimento da equipe e paciente. Essas atividades proporcionam um vínculo de confiança e reflete diretamente no autocuidado e capacidade de promover mudanças nos hábitos de vida. Sendo assim, todas essas atividades propõem uma diminuição dos riscos para a saúde do portador de DM. Conclusão: Conclui-se que os grupos operativos a educação em saúde é fundamental para um atendimento de saúde integral e efetivo, proporcionando ganhos e melhor qualidade de vida para a saúde do portador de DM.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.