ATIVIDADE EDUCATIVA EM GRUPOS OPERATIVOS PARA INDIVÍDUOS COM DIABETES MELLITUS TIPO II NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rips.v5i2.17874

Resumo

Introdução: O Diabetes Mellitus (DM) é um grave problema de saúde pública e se destaca entre as doenças crônicas pela grande quantidade de mortes que causa. Neste contexto, a educação em saúde, por meio dos grupos operativos, pode ser considerada uma das formas que possibilitam diminuir as consequências e sequelas decorrentes dessa doença. Objetivo: Compreender a importância dos grupos operativos na Atenção Primária à Saúde (APS) para pacientes portadores de DM tipo II, bem como o papel APS nessa prática. Métodos: Trata de um estudo de revisão integrativa, a seleção dos estudos foi realizada nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Manuais do Ministério da Saúde e busca no Google Acadêmico, a busca foi realizada no mês de agosto de 2021. Resultados: Após as buscas, 38 artigos foram elegíveis para análise. Os resultados mostram a implantação da educação em saúde como uma ferramenta que permite a construção de saberes, sendo considerada uma estratégia favorável no controle do DM. No âmbito da APS, as atividades em grupo impactam diretamente nos serviços, com envolvimento da equipe e paciente. Essas atividades proporcionam um vínculo de confiança e reflete diretamente no autocuidado e capacidade de promover mudanças nos hábitos de vida. Sendo assim, todas essas atividades propõem uma diminuição dos riscos para a saúde do portador de DM. Conclusão: Conclui-se que os grupos operativos a educação em saúde é fundamental para um atendimento de saúde integral e efetivo, proporcionando ganhos e melhor qualidade de vida para a saúde do portador de DM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Shizue Nishida, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Enfermeira graduada (2007) e mestre pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Doutora em enfermagem, área de concentração Saúde Coletiva pela escola de enfermagem da Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professora nível adjunto do Departamento de Medicina, na área de Saúde Coletiva, da Universidade Estadual de Maringá. Ministrando as disciplinas de Atenção em Saúde e Internato em Saúde Coletiva na graduação. Possui experiência nas áreas de epidemiologia, vigilância em saúde, sistemas de informação em saúde, avaliação em saúde, envelhecimento, promoção da saúde e metodologias ativas de ensino. Atuou como docente permanente no Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde da Unicesumar entre 2016-2021 nas disciplinas: Epidemiologia e Bioestatística Aplicada à Promoção da Saúde, Fontes de informação em saúde, Economia da Saúde e Metodologia da pesquisa no ensino superior.

Mateus Dias Antunes, Universidade de São Paulo - USP

Doutorando em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP - 2019-atual). Mestre em Promoção da Saúde (UNICESUMAR - 2017) (Bolsista CAPES). Pós-Graduado em Exercício Físico e Reabilitação do Idoso (UNIFAMMA - 2017). Graduado em Fisioterapia (UNICESUMAR - 2015). Atua como revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais. Pesquisador do Grupo "Fisioterapia Clínica: estudo da função e disfunção" (USP) (2018-atual) e do Grupo "Atividade Física e Envelhecimento" (UNICESUMAR) (2012-atual). Mentor de alunos do ensino médio da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC - 2020). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Promoção da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Saúde, Idoso, Doenças Reumáticas, Espaços e Práticas que Promovem a Saúde de Indivíduos, Grupos e Famílias.

Downloads

Publicado

2023-03-21

Como Citar

Fernandes Siqueira, A. ., Fernandes Rocha, A. P. ., Shizue Nishida, F. ., & Antunes, M. D. (2023). ATIVIDADE EDUCATIVA EM GRUPOS OPERATIVOS PARA INDIVÍDUOS COM DIABETES MELLITUS TIPO II NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: uma revisão integrativa. Revista Interdisciplinar De Promoção Da Saúde, 5(2), 36-42. https://doi.org/10.17058/rips.v5i2.17874

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO