Rizoma

Revista do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) Qualis/Capes B2 na áreas de Ciências Sociais e Aplicadas e Literatura/Linguística.

Imagem para capa da revista

A revista Rizoma é uma publicação do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Qualis/Capes B2, voltada para a divulgação de artigos científicos, entrevistas, ensaios, resenhas e outros textos acadêmicos com temáticas relacionadas à Comunicação e à Literatura, cujo foco dialogue com as pesquisas em midiatização, cultura e narrativas.

Notícias

 

CFP Dossiê Cinema Argentino

 
A Revista Rizoma está com o Call for Paper aberto para o V. 7/nº 1 (2019) sobre Cinema Argentino. Nesta edição, Natalia Christofoletti Barrenha, pós-doutoranda Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária, da UNICAMP, é nossa editora convidada. Os textos devem ser submetidos à Revista até 13 de maio de 2019.

"Outros passados: ficção histórica no cinema argentino contemporâneo"

Entre os filmes ficcionais do denominado nuevo cine argentino surgido nos anos 1990, não é comum encontrar revisões do passado. Enquanto a produção documental se dedicou intensamente a explorá-lo (especialmente o passado recente da última ditadura, entre 1976 e 1983), as ficções estavam imersas no presente de seu momento de realização. Já em 2002, na primeira publicação que sistematizou o “fenômeno” do nuevo cine (El nuevo cine argentino. Temas, autores y estilos de una renovación), Sergio Wolf destacava a “vontade de contemporaneidade” (p. 32) que prevalecia nessa produção, destacando a ausência de filmes de época, a rara utilização de recursos como o flashback e a escassez de evocações de tempos anteriores. A Revista Rizoma é uma publicação do Departamento de Comunicação Social da Unisc e tem Qualis B2/Capes na área de Sociais Aplicas e de Linguística e Literatura.
 
Publicado: 2019-01-07 Mais...
 
Outras notícias...