O discurso digital dos políticos-influenciadores André Janones e Nikolas Ferreira na plataforma X sobre o atentado a Donald Trump

Autores

  • Gabriela Pereira Melo Universidade Federal de Santa Maria
  • Rejane de Oliveira Pozobon Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v13i2.19720

Palavras-chave:

Político-influenciador, Estratégias tecnodiscursivas, Análise do discurso digital

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as estratégias tecnodiscursivas dos políticos-influenciadores André Janones e Nikolas Ferreira na plataforma X sobre o atentado sofrido por Donald Trump. Realizamos uma análise do discurso digital (Paveau, 2021), considerando características do político-influenciador (Gandini, Ceron e Lodetti, 2022; Karhawi, 2023). Encontramos categorias como flamebait, torção discursiva, retórica afetiva, amálgama, comunidade e jogos algorítmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Pereira Melo, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) linha Mídias e Estratégias Comunicacionais, bolsista CAPES. Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Ensino de comunicação/jornalismo: temas contemporâneos (UFT). Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (UFT). Integrante do Grupo de Pesquisa Mídia, Discurso e Comunicação Pública (CNPq/UFSM), do Projeto de Pesquisa "A Nova Comunicação Pública: Humor E Emoção Enquanto Estratégia Discursiva" (CNPq/UFSM) e o Grupo de Pesquisa Estudos sobre Desinformação no Ecossistema Midiático (UFSM/CNPq).

Rejane de Oliveira Pozobon, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e Bacharel em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1998). Áreas de interesse: Comunicação Pública; Política; Mídia; Discurso político; Discurso Jornalístico; Discurso Midiático; Discurso governamental. Líder do Grupo de Pesquisa "Mídia, Discurso e Comunicação Pública" (UFSM/CNPq).

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Pereira Melo, G., & de Oliveira Pozobon, R. (2024). O discurso digital dos políticos-influenciadores André Janones e Nikolas Ferreira na plataforma X sobre o atentado a Donald Trump . Rizoma, 13(2), 87-104. https://doi.org/10.17058/rzm.v13i2.19720

Edição

Seção

Artigos