Comunicação, Esportes e Visão Computacional: explorando a visualidade dos Jogos Olímpicos no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.17058/rzm.v8i2.14365Palavras-chave:
Visão computacional, Esportes, Instagram, Imagem, ComunicaçãoResumo
O artigo apresenta um trabalho exploratório sobre os Jogos Olímpicos no Instagram a partir da análise visual de redes de imagens publicadas nas contas oficiais dos perfis do Comitê Olímpico Internacional. A partir das aproximações entre estética, esporte e comunicação, discutimos quais padrões visuais estão presentes nas imagens esportivas desta plataforma. Para estudar um volume grande de imagens, aplicamos a visão computacional, através do recurso da Google Vision, para etiquetar, agrupar e dispor as fotos de acordo com semânticas similares em uma rede visual.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-01-06
Como Citar
Teixeira, C. R. G., & Silva, T. R. (2020). Comunicação, Esportes e Visão Computacional: explorando a visualidade dos Jogos Olímpicos no Instagram. Rizoma, 8(2), 110-127. https://doi.org/10.17058/rzm.v8i2.14365
Edição
Seção
Seção Livre