Comunicação, Esportes e Visão Computacional: explorando a visualidade dos Jogos Olímpicos no Instagram

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v8i2.14365

Keywords:

Visão computacional, Esportes, Instagram, Imagem, Comunicação

Abstract

O artigo apresenta um trabalho exploratório sobre os Jogos Olímpicos no Instagram a partir da análise visual de redes de imagens publicadas nas contas oficiais dos perfis do Comitê Olímpico Internacional. A partir das aproximações entre estética, esporte e comunicação, discutimos quais padrões visuais estão presentes nas imagens esportivas desta plataforma. Para estudar um volume grande de imagens, aplicamos a visão computacional, através do recurso da Google Vision, para etiquetar, agrupar e dispor as fotos de acordo com semânticas similares em uma rede visual.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carlos Roberto Gaspar Teixeira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação Social pela PUCRS na Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos. Mestre em Comunicação Social pela PUCRS na Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos.

Tarcízio Roberto Silva, Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo

Doutorando em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC e membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFABC

Published

2020-01-06

How to Cite

Teixeira, C. R. G., & Silva, T. R. (2020). Comunicação, Esportes e Visão Computacional: explorando a visualidade dos Jogos Olímpicos no Instagram. Rizoma, 8(2), 110-127. https://doi.org/10.17058/rzm.v8i2.14365

Issue

Section

Seção Livre